HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos no Brasil: Coach Sports Nutrition

A Coach Sports Nutrition vem galgando seu sucesso, com uma base sólida em anos de teoria e prática no universo do suplemento

História dos Suplementos no Brasil: Coach Sports Nutrition Em 2012 foi o início da produção da Coach Sports Nutrition
Crédito: DIVULGAÇÃO

Falar em suplemento alimentar de uns anos para cá, se torna assunto cada dia mais fácil para quem comercializa esse produto, afinal, com um mercado cada dia mais aquecido em produzir, e vender produtos de qualidade e de uma variedade absurda, para quem pensa em dar um combustível a mais na alimentação, só pode mesmo encontrar um púbico cada vez mais cativo para experimentar essas novidades.

Mas o que ainda parece andar a passos cada dia mais largos, especialmente aqui no Brasil, é a ideia de que o suplemento alimentar pode ser peça fundamental na vida de muitas pessoas, praticantes de atividades físicas, atletas e também quem pensa em complementar algo que esteja com qualquer que seja a defasagem. O consumo é consequência dessa consciência que vem sendo adquirida. Esse é um trabalho constante das marcas que atuam nesse segmento.

Uma delas, a Coach Sports Nutrition, está trilhando um caminho de muitas batalhas, a mais tempo do que vem sendo comercializada efetivamente. Ao longo de 18 anos de experiência e pesquisa no mercado de importação de suplementos alimentares das maiores marcas dos Estados Unidos, surgia ali uma vontade cada dia maior de trazer para o Brasil a qualidade e o potencial desses produtos norte americanos. Essa pesquisa de campo foi realizada principalmente em Miami.

“Eu amo esse universo dos suplementos e venho sonhando com um mercado desse segmento no Brasil, já há vários anos. Esse sonho hoje se tornou realidade!”, conta o presidente da Coach Sports Nutrition, Lincoln Lopes Junior. A empresa acaba de celebrar seus três anos de surgimento efetivo nesse mercado e com alguns feitos marcantes. “Somos pioneiros no quesito embalagens. Não queríamos apenas um apelo visual, nosso objetivo era maior. A matéria-prima utilizada teria que conter exatamente o que o atleta precisa, dentro dos altos padrões exigidos pela FDA (Food and Drug Administration) e enquadrado em nossa realidade, dos padrões exigidos pela legislação do Brasil, através da Anvisa”, explica Lincoln.

Atualmente, a empresa está sediada na cidade de Santana de Parnaíba, na grande São Paulo, por questão de logística e seus produtos são comercializados nos principais estados brasileiros. “Hoje temos um total de 42 pessoas trabalhando, divididas entre administrativo, financeiro, marketing, logística, armazenamento e vendas”, conta o presidente da empresa. A comercialização dos primeiros produtos teve início em 2013, através de grandes sites e lojistas. O primeiro produto criado pela Coach Sports Nutrition foi a proteína 100% isolada e hidrolisada, a whey protein - HIDRO 100.

O primeiro grande feito da Coach foi trazer para o Brasil a produção de embalagens cromadas para o setor de suplemento alimentar. Outra grande proeza foi a inserção da marca nas grandes feiras do segmento. A primeira delas foi a Expo Nutrition em 2013. Aquela participação trouxe para a marca notoriedade nacional, de fato, que a empresa precisava para se projetar nesse segmento.

No ano seguinte, a Coach levou para a casa o Prêmio de Marca Revelação de 2014, por voto popular na Arnold Classic. Essa foi uma ação promovida pela Revista SuplementAção, na qual a Coach vem participando ano a ano. A ponte que a Coach mantém em termos de relacionamento com o cliente final é através das mídias sociais (Twitter, Facebook e Instagram), além de um site próprio.

Nessas redes, a empresa mantém sempre ativa a orientação do consumo correto de cada suplemento, alimento ou prática de algum esporte ou exercício na academia e não dispensa a participação em grandes campanhas, como a mais recente delas, a campanha Outubro Rosa, que conscientizou mulheres de todo o país a realizarem exames preventivos do câncer de mama, através da mamografia. Através do Team Coach, valoriza atletas de fisiculturismo através de patrocínio. A hashtag #teamcoach já é bem utilizada pelas redes sociais.

ENTRE AS MELHORES

O foco da Coach é produzir suplementos alimentares para praticantes de atividades físicas, pessoas com deficiências nutricionais, ou para quem simplesmente busca mais saúde e qualidade de vida. “Temos como objetivo melhorar a performance e a saúde dos consumidores através de qualidade e inovação dos nossos produtos, sempre embasado em estudos cientificamente comprovados. Nosso foco é expandir a Coach Sports Nutrition no Brasil e no exterior”, conta Lincoln.

Segundo o presidente, o objetivo é buscar conhecer o desejo dos consumidores e a partir desta experiência, criar produtos que ofereçam satisfação no resultado físico esperado. E é nessa linha, que a Coach trabalha com uma linha de proteínas, termogênicos, aminoácidos, hipercalóricos, pré-treinos, óleos essenciais, colágeno, vasodilator, entre outros, todos encontrados em farmácias e lojistas do seguimento.

Todos os produtos comercializados são fabricados para serem o carro chefe, mas o destaque fica para a proteína HIDRO 100, o termogênico OXYBURN e o BCAA BETA. Mais recentemente a empresa vem atacando na comercialização da Sweet pro batata doce com maca peruana, a Testogare (maca peruana), o Multi Vitamin e o Pump 4 Black. Em 2014 a Coach lançou no mercado o Big Whey. “O Big Whey fornece alta quantidade de BCAA e L-Glutamina que ajudam na manutenção da massa muscular, além de uma melhor recuperação após o treino”, enaltece Lincoln.

Todos esses lançamentos têm trazido notoriedade e muitas conquistas à empresa, contabilizadas em números. Só no primeiro ano da Coach no mercado, as vendas foram fechadas em R$2 milhões. “Ao longo dos últimos anos a marca vem fortalecendo e se estruturando para ainda este ano de 2015 estar entre as grandes marcas nacionais e importadas”, diz o presidente.

Uma das realidades enxergada por Lincoln no cenário atual é a competitividade. “No início da empresa, o mercado de suplemento importado era dominante no país, cenário bem diferente do atual, quando os produtos envasados no Brasil apresentaram qualidade similar com preço mais competitivo. Da mesma forma refletiu uma aceitação maior pelo consumidor e continua obtendo os mesmos resultados”, observa.

Linha do tempo:

2012: Início da produção da Coach Sports Nutrition no mês de outubro

2012: Criação do Time de atletas da Coach, o TEAM COACH, com a participação de sete atletas nessa etapa

2013: Efetivação das vendas dos produtos em grandes sites e lojas de todo o Brasil e participação na Expo Nutrition, eleito o melhor estande de todas as edições anteriores

2014: Lançamento do produto Big Whey, que fornece alta quantidade de BCAA e L-Glutamina

2014: Prêmio de Marca Revelação, promovida pela Revista SuplementAção, durante o Arnold Classic

2014: Lançamento da linha feminina de whey protein com colágeno, além do lançamento de colágeno em cápsula e colágeno com gojiberry

2014: Expansão, mudança de armazenamento para Santana de Parnaíba

2015: Lançamento de vários produtos, entre eles, a batata doce com maca peruana e do multivitamínico, Multi Vitamin; Estar entre as grandes marcas nacionais e importadas

 

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