MATÉRIAS DE CAPA

Edição nº38: Sue Lasmar

O corpo mais perfeito dos Estados Unidos em sua primeira capa no Brasil

Qual seria um dos sonhos de consumo mais almejados por homens e mulheres na atualidade? Com certeza, o corpo perfeito! As academias, ciclovias, pistas de caminhada e corrida nunca estiveram tão repletas de público. Existe um número cada vez maior de pessoas que está correndo (literalmente!) contra o tempo para conquistar o shape ideal.

Nossa capa desta edição não só correu atrás do seu objetivo, como chegou onde queria e ainda foi premiada por isso.

Sue Lasmar foi eleita como o corpo mais perfeito dos Estados Unidos em 2015, um título disputado por quase 300 mulheres, em um concurso acirrado, onde a beleza da mulher brasileira falou mais alto e venceu. É a história de superação desta mulher, a contada nas páginas desta SuplementAção, com a expectativa de motivação para quem pensa que já não há mais tempo para ter um corpo dos sonhos.

Sue Lasmar tem uma vida marcada por baixa estima até os seus 18 anos. Nascida em Brasília, em maio de 1985, com 5,3kg, Sue sempre teve uma estrutura forte e avantajada. E detestava ser assim. As coxas grossas, os ombros largos e a boca carnuda estavam entre as coisas que não gostava e fazia de tudo para disfarçar. Nos lábios, por exemplo, só batom nude.

“Até essa idade, me achava grande demais. A gente tinha aquele estereótipo no estilo Gisele Bundchen pra seguir e eu não me encaixava nenhum pouco nesse padrão. Hoje me sinto bem resolvida e vejo público para os meus padrões”, brinca.

O esporte entrou em sua vida como alternativa para mudança do corpo. A natação foi uma das opções, mas a deixou com os ombros ainda maiores. O tênis, foi outra alternativa.

Mas anos depois, ela encontrou na musculação uma aliada na busca pelo corpo perfeito. Mas de quê adianta malhar à beça se a alimentação não favorecer? Sue sempre comeu os alimentos mais saudáveis possíveis. O problema estava sempre na quantidade que consumia.

“Sempre gostei muito de frutas, legumes, verduras e alimentos integrais, mas nunca acertava a quantidade de cada refeição e ainda por cima, engatava numa barra de chocolate!”, conta. Desse jeito, não há milagre que resolva, não é mesmo? E o fato dela morar nos Estados Unidos não foi determinante para que ela se mantivesse sempre cheinha.

Sue saiu do Brasil aos 13 anos com destino ao Novo México para passar seis meses em um intercâmbio. De meio ano, ela permaneceu por sete anos na terra do Tio Sam, onde viveu boa parte do tempo em Nova York. Sua sorte foi ter encontrado uma família que tinha hábitos saudáveis, principalmente com o que colocava no prato. “O problema realmente sempre foi a quantidade e claro, o bendito chocolate!”, brinca, ela que prefere o branco, o mais gordurosos dos chocolates.

Durante sua passagem pelos Estados Unidos, cursou Letras e decidiu voltar para o Brasil para ganhar dinheiro dando aulas de inglês. Por aqui, ficou por quatro anos e nesse tempo, deu aulas e coordenou diferentes escolas de idiomas, até abrir sua própria, em Brasília, onde oferece até hoje, cursos online de inglês. O tempo em que viveu aqui foi determinante para uma mudança radical no corpo, mas pra pior.

“Me descuidei muito naquela fase. Minha vida era tão agitada que treinar mesmo, eu treinava só 40 minutos por dia, sem restrição para o que eu comia”, conta. Desacostumada com a vida no Brasil, decidiu voltar, dessa vez com destino a Miami. “Aquele lugar é mágico e tem tudo o que eu gosto, inclusive praia!”, conta a gata, que hoje esbanja suas curvas pelas areias de lá.

Atualmente, sua vida se divide em Brasil e Miami, com agenda recheada de trabalhos, tanto de fotos como vídeos e participações em feiras do segmento fitness. A última delas em que marcou presença foi a Arnold Classic Brasil, onde teve que ser escoltada por seguranças, por onde passava. “É incrível toda essa história que estou vivendo. Me sinto realizada ao ver tantas pessoas admirando o meu trabalho”, diz. A próxima parada por aqui deve acontecer na edição 2015 da Expo Nutrition, e claro, com parada estratégica no estande da SuplementAção!

Mas antes de voltar ao Brasil, Sue tem alguns compromissos na Austrália e Egito, onde será júri de um campeonato da WBFF, além de ensaios fotográficos. A World Beauty Fitness and Fashion (WBFF) é uma federação, assim como a IFBB, voltada a explorar o lado fitness e fashion do corpo. No campeonato, há desfiles de vestido, biquíni e fantasia para enaltecer a beleza feminina. Sue é confederada há um ano e desde então viu sua vida mudar.

DE BEM COM A VIDA!

Sue já vive em um ritmo puxado de dieta e três horas diárias de treino há três anos, tempo em que modelou seu corpo por completo e fez dele o mais perfeito dos Estados Unidos há pouco mais de seis meses. Durante esse tempo, não se permitiu exagerar, apenas um chocolatinho bem de leve e bem raramente ou uma bolinha de sorvete de massa.

Quando está em off, seu corpo se encaixa perfeitamente no padrão mulher ‘gostosa’, cheia de curvas e volume (em lugares estratégicos, como o bumbum). Em período pré-competição, Sue seca em torno de 8kg para ficar mais enxuta e se encaixar nos padrões das provas. “Me sinto mais bonita quando estou em off”, confessa. Sue é realmente uma mulher sortuda, pois tanto quando está em off ou em competição, recebe inúmeros convites de trabalho, dentro desse universo da moda e do fitness.

Geralmente é ela quem prepara toda a sua alimentação, de um dia para o outro e lota sua marmita de opções pra lá de saudáveis. Formada em Nutrição e Educação Física, Sue sabe muito bem o que deve e o que não deve colocar no prato. Ela é super sensível a carboidrato, portanto ingere cerca de 150g somente por dia, uma quantidade bem inferior a de uma alimentação considerada normal, onde a mesma quantidade seria consumida em uma só refeição, por exemplo. “Tenho que manter meu shape do jeito que está, então evito carboidrato ao máximo”.

Ela se policia em muitos sentidos, mas se permite consumir alguma coisa fora da dieta. Sua estratégia é comer um pedacinho só. “Eu me permito para não surtar”. Ela consome muitos legumes, aveia e tapioca em substituição a outros carboidratos. “Não preciso me restringir a um tipo somente de carboidrato. Existem muitas opções para variar e não enjoar”, ensina a nutricionista.

Como manter uma rotina é meio difícil em meio a tantos projetos, Sue geralmente viaja acompanhada de uma panela elétrica. “Faço frango, carne, arroz, dentro do hotel mesmo, já que ela não faz fumaça. Não tem desculpa, é só escolher a panela certa”, brinca. Ela substitui o doce por frutas e às vezes adiciona um fio de mel. “Mas engana-se quem pensa que todas as frutas são light. A uva, por exemplo, é uma vilã pra quem vive em dieta e é a que eu mais gosto!”, confidencia. Por isso, ela come melancia e melão.

Sue não é adepta a modinhas da semente e sucos e por isso se mantém regrada, mas com os alimentos que sempre consumiu. “O brasileiro tem a impressão de que a gente come mal nos Estados Unidos. Especificamente em Miami, como bem melhor do que aqui. Lá as opções de restaurantes e supermercados com produtos saudáveis são fartas e ainda com um preço bom. Basta querer”, conta. No tempo livre, ela adora ir pra cozinha, mas para preparar seus alimentos e não lavar louça. Curto muito fazer receitinhas fit. Uma delas, ela compartilha com a SuplementAção, ainda nessa matéria.

Como o ponto fraco de Sue é o doce, principalmente o chocolate branco, ela se permitiu a um desafio por sua passagem no Brasil. Durante a sessão de fotos, ela passava por uma experiência de 30 dias sem açúcar (#30diassemaçucarcomasue) e já estava desesperada para adoçar a boca. Essa ideia surgiu em conjunto com a nutricionista Natália Tartuce, que assina o cardápio da Sue. “A ideia foi motivar o público das férias, que aproveita esse tempo de folga para relaxar na alimentação e por consequência engordar”. A intenção foi desinchar e em um mês ela eliminou mais de 3kg de pura retenção de líquidos.

A vida cheia de estilo em Miami transformou a maneira de pensar e agir de Sue. “Lá todo mundo é muito resolvido em relação ao que quer e o que sente. Penso que todo mundo deve ser respeitado. Se você é gordinho e se acha bonito assim, seja gordinho. Se você se sente bem vestindo uma roupa X, não ligue para o que os outros dizem. E essa diferença é muito gritante entre EUA e o Brasil. Os brasileiros se importam muito com a vida dos outros e julgam muito o próximo”, diz a fitness model.

Em Miami, Sue foi se enxergando e aprendendo a se gostar mais. “Ao me enxergar, comecei a me cuidar mais, principalmente quanto à alimentação. Sempre fui fortinha, de ter barriga e pneuzinho, mas mudei meu estilo de vida e há três anos, me amo por completo”, confidencia a linda mulher, que tem uma filosofia: “É o que tem pra agora, pra hoje. Eu vivo o momento e sou feliz dessa maneira”, completa.

E é esse modelo de pensar e agir que ela passa para frente no seminário motivacional que oferece por onde vai. “A pessoa deve se aceitar mais e se amar. Não adianta você querer ser quem você não é. Saiba se conhecer e conviver com a realidade. Acredito que todo mundo tem a sua beleza, basta encontrá-la e se sentir bem”, anotado? Mesmo se aceitando e se amando do jeito que é, Sue está tentando se convencer de não mexer nos lábios. Ela quer investir no botox, mas está sendo ‘proibida’ pela esteticista. “Já sou ‘bocuda’, mas queria um pouco mais”, confessa.

SEGREDO DE BELEZA

O padrão de Sue Lasmar é de ombros um pouco largos, cintura bem fina e quadril com volume, acompanhado de pernas grossas. Para afinar a cintura ela recorre à cinta. “Durmo todas as noites com ela. Uso também um gel termogênico milagroso há dois anos”, entrega seu segredo. Ela acaba de assinar uma linha de uma marca de gel, que segundo ela, pode ser passado em diferentes partes do corpo, para diminuição de medidas.

Para o rosto, investe desde o início do ano em um tratamento com CO2 para a acne, já que sempre teve a pele repleta de espinhas e vivia de maquiagem para suavizar as imperfeições. “Se existe um segredo de beleza, ele é: dormir bem, amar muito, comer bem e acordar cedo para aproveitar bem o dia”, dá a dica, que ela claro, coloca em prática.
Logo às 6h30 ela já está em pé e parte para seu aeróbio em jejum, na academia do prédio onde mora em Miami. Lá faz 45 minutos de escada ou esteira. “Acordo e vou. Se passar muito tempo, eu passo mal. O correto é jantar e pouco antes de dormir, se alimentar de novo, por exemplo, com um shake de proteína para não catabolizar, ou seja, não perder massa magra, nem ficar com aquela gordura parada no corpo”, ensina a profissional de Educação Física.

Segundo Sue, ao acordar todo muito tem uma reserva de energia. A dica é que essa reserva que geralmente é uma gordurinha que se instala na barriga deve ser queimada nos primeiros instantes depois de acordar e por isso o jejum é importante. Ela divide o treino em uma hora pela manhã e duas à noite, nesses últimos três anos, tempo em que perdeu mais de 30kg.

Sue teve desgaste dos dois joelhos, herdado dos tempos de dançarina de hip hop, com participações em show da cantora Negra Li e clipes do cantor Ja Rule. A recuperação durou dois anos, com investimento em diferentes vitaminas e fortalecimentos através da musculação.“Tem gente que não curte musculação e cria assim um motivo pra ficar parado.

Existem mil e uma opções de se exercitar, como natação, caminhada, bike e a dança. Não existe desculpa!”, dá a dica. Quando não pode usar os aparelhos da academia em viagens, se exercita com elásticos que sempre estão na mala.

Outro segredo é levar uma marmita para todo o lugar que for. “Antigamente quando frequentava mais as danceterias, colocava proteína numa garrafinha de água pra não furar a dieta e hoje levo minhas refeições nos mais variados lugares”, conta e lembra do passado de restrições: “Tem uma frase que se encaixa perfeitamente com minha trajetória que é de que ‘ninguém sabe o que eu passei até chegar aqui’. Passei anos da minha vida mega regrada. Quantas ofertas de passeio eu recusei para poder dormir e descansar, porque o sono é muito importante nessa construção do corpo”, diz.

Todo esse esforço vale a pena, principalmente porque há um ano Sue não sabe o que é um dia sequer de tempo livre. Ao ganhar o título de corpo mais perfeito dos Estados Unidos, por exemplo, já desceu do palco com quatro contratos assinados e trabalhos que não se restringem ao fashion e ao fitness. Como não nega sua brasilidade e adora um samba, está sendo sondada por cinco diferentes escolas, paulistas e cariocas para se apresentar no Carnaval 2016 como musa ou rainha de bateria. “Estou estudando propostas, mas com certeza estarei em uma delas para me acabar de sambar na avenida!”, diz.

Em Miami, ela atua como repórter de um programa latino, onde entrevista pessoas nas ruas para falar sobre estilo. Nesse ano, foi chamada para fazer um teste para ser dublê na produção do filme Mulher Maravilha, passou e deverá começar a gravar em breve. Para aperfeiçoar sua participação, fez um curso de interpretação em Los Angeles. Em breve, pretende fazer um programa de fitness e fashion para a TV. Quem quiser acompanhar a rotina de Sue, fique à vontade, pois essa linda mulher faz dez posts diários, mostrando seus trabalhos e dando muitas dicas de beleza e treino, tanto é que já ultrapassou as duas mil postagens e os 800 mil seguidores. Essa mulher é Maravilha mesmo!


RAIO-X DA MUSA:

Sue Lasmar

30 anos

Data de nascimento: 24/05/1985

Altura: 1,69
Peso: 70kg
Quadril: 110cm
Cintura: 67cm
Coxa: 65cm
Bíceps: 28cm
Personal trainer: Renata Costa
Nutricionista: Natalia Tartuce

Redes sociais:

Instagram: @suelasmar
Site: www.suelasmar.com


A DIETA DA SU

Com a restrição em carboidratos, Sue Lasmar sempre está variando seu cardápio e as quantidades ingeridas em cada refeição, mas um modelo básico seguido por ela é esse aqui:

Café da manhã

Tapioca com queijo branco e ovo

Glutamina

Lanche da manhã

Mix de castanhas

Almoço

Salada de folhas, legumes e carne

Lanche da tarde

Iogurte natural desnatado com granola diet (sem açúcar)

Lanche pré-treino

Batata doce e whey protein

Jantar

Salada de folhas e peixe grelhado

Ceia

1/2 abacate
Caseína

 

PERIODIZAÇÃO TREINOS

Sue Lasmar treina três horas por dia, dividindo o treino em uma hora pela manhã e duas à noite. Seu treino é assinado por Natalia Tartuce. Seu segredo é o aeróbio em jejum, onde ela queima a reserva de gordura da noite de sono e sempre mantém a barriga enxuta.

Dia 1

Aeróbio + MMII

Bi-set:
Leg sentado: 3x6 a 8 repetições
Extensora: 10 a 12 repetições

Bi-set:

Agachamento hack: 3x6 a 8
Agachamento Smith: 10 a 12

Bi-set:

Leg 45º: 6 a 8 repetições
Passadas até a falha: 3x

Flexora deitada: 3x6 a 8 repetições

Dia2

MMSS

Remada na máquina articulada
S-set: 3x10 a 12 1+1/4
Tríceps polia: 3x10 a 12 drop 1chegar até a falha
Puxada supinada: 3x10 a 12 s-set tríceps mergulho até a falha
Elevação lateral halter S set: 4x10 a 12 repetições
Tríceps testa halter: 4x10 a 12 sem intervalo
Desenvolvimento ombro barra frontal: 3x 10 a 12 S set
Bíceps halteres: 3x10 a 12 sem intervalo

Dia3

Circuito abdominal, panturrilha e aeróbio
- pode realizar aeróbio em jejum
-Escolher 3 exercícios para abdômen, sendo que 1 seja na máquina com carga: realizar os 3 em seguida 12 a 15, intervalo 40", 4 séries
Panturrilha na máquina: 8 a 10 drop 2 (2quedas) 4x 1' intervalo

Dia 4

MMII
Afundo Smith: 3x8 a 10
Leg sentado unilateral: 3x8 a 10 repetições
Agachamento hack: 3x8 a 10 bi-set
Agachamento livre: até a falha

Bi-set:

Stiff: 3x10 a 12
Flexora deitada: 10 a 12 repetições

Dia 5

MMSS
Remada na máquina articulada: S-set 3x10 a 12 1+1/4
Tríceps polia: 3x10 a 12 - até a falha
Puxada supinada: 3x10 a 12 s-set
Tríceps mergulho: até a falha sem intervalo!
Elevação lateral halter S set: 4x10 a12
Tríceps testa halter: 4x10 a 12 sem intervalo
Desenvolvimento ombro barra frontal: 3x10 a 12 S set
Bíceps halteres: 3x10 a 12 - sem intervalo

Dia 6

HIT! Treino intervalado - pode ser esteira, transport, bike ou corda 1' de estímulo forte
1' recupera + Realizar 20' + 15' treino contínuo

-Escolher 3 exercícios para abdômen , sendo que 1 seja na máquina com carga: - realizar os 3 em seguida 12 a 15, intervalo 40", 4 séries

Panturrilha máquina: 4 x 8 a 10 repetições

Dia 7
Descanso


Créditos
Bruno Lemes
JJ Cabeleireiros
Michel Cutaith
Elemento Mar
Bro
Fit Clothing Line
Hipkini

 

Comentários