ESPORTES & EXERCÍCIOS

É hora de Zumba!

Pra quem anda meio entediado com o aeróbico de cada dia, vá para a pista e saiba o que essa atividade física pode te proporcionar!

É hora de Zumba!

Dizem que o brasileiro já nasce dançando e isso tem uma explicação básica. O Brasil é a terra do samba, um ritmo capaz de mexer com toda a estrutura do corpo e fazer suar e sorrir a quem se propõe a sambar. A demonstração mais verdadeira dessa genuína paixão pode ser conferida durante o Carnaval, quando as avenidas por onde passam as Escolas de Samba, ficam repletas de crianças, jovens e adultos, esbanjando alegria e muito samba nos pés.

Mas de um tempo pra cá, outro ritmo conquistou em cheio o coração do brasileiro. O Zumba é um ritmo latino pra lá de envolvente, no estilo do amado samba. Basta ouvir uma canção latina para ter o desejo de mexer o corpo, principalmente o quadril. E é todo esse ‘remelexo’ que tem levado uma legião de pessoas a aderir ao Zumba, onde as aulas são dadas tanto em academias ou em locais próprios para a dança.

As aulas de Zumba são oferecidas com o propósito de melhorar o condicionamento físico e queimar mais calorias. Ela já faz parte da rotina de trabalho de muitos profissionais de Educação Física, os únicos habilitados para ministrar essa atividade. “O Zumba é uma atividade física predominantemente aeróbica, que busca através da dança, a diversão. Com coreografias dinâmicas e músicas envolventes o Zumba proporciona bem estar físico e mental aos praticantes”, conta a profissional de Educação Física, Glaucie Pereira.

Mas muito mais do que simplesmente uma aula de dança, o Zumba é considerado um treinamento físico e por vários fatores. “O praticante perde de 600 a 1 mil calorias em apenas uma hora de aula. A mistura da dança com a ginástica, alterando a aula entre aeróbico e localizada, é capaz de proporcionar o aumento do metabolismo para quem a pratica. Essa aula trabalha todos os músculos do corpo. No entanto, os músculos inferiores são os mais recrutados (quadríceps, glúteos, posterior de coxas e panturrilhas). Há ainda, um recrutamento da musculatura do core, que envolve músculos da região abdominal, glúteos e costas”, explica a profissional de Educação Física, Carolina Rodrigues.

Segundo a professora, a aula de Zumba traz benefícios também para o coração. “Essa atividade provoca uma melhora no sistema cardiovascular por meio do aumento das batidas do coração e devido ao maior volume de sangue que o coração leva para o corpo, principalmente para os músculos”, explica a professora. Ela recomenda o uso de roupas confortáveis e bem leves.

“As roupas muito pesadas e quentes tendem a tolher os movimentos, independentemente do tipo de atividade física que você esteja executando. É importante ainda usar um par de tênis com bom amortecimento de impacto, e que não esteja machucando seus pés, para poder se mexer à vontade e sem medo de sofrer qualquer lesão”, orienta Cá Rodrigues.

CREDENCIAMENTO ZUMBA

Tanto Glaucie, como Carolina, apresentam o título de ‘zin’ para darem aula de Zumba, além, é claro, de serem profissionais de Educação Física por formação. Zin é um profissional habilitado a passar o conhecimento e as coreografias do programa Zumba Fitness em suas aulas. Esse programa é comandado por uma empresa, que vende vídeos e cursos desse ritmo em todo o mundo. Esse programa foi criado pelo professor de ginástica aeróbica Beto Perez, em Cali, na Colômbia, mesclando ritmos como salsa, cumbia, merengue e reggaetown em uma só aula.

Por ter o objetivo de melhorar o condicionamento físico do seu praticante, através de uma verdadeira aula de ginástica, o Zumba é uma atividade física, e segundo a Lei Federal 9696/98, que regulamenta que qualquer prática de atividade física, ela deve ser orientada por profissional de Educação Física registrado junto ao sistema CONFEF/CREFs. “Mas infelizmente percebemos que não são todos os locais que oferecem esse tipo de aula, que obriga seus profissionais a ao menos passarem pelo treinamento obrigatório. É importante que quem procura o Zumba, verifique se o profissional em questão é formado em Educação Física e está habilitado a dar a aula, com o registro de ‘zin’”, esclarece Glaucie Pereira.

1, 2, 3, BAILANDO!

O Zumba é uma mescla de ritmos latinos, que se espalhou pelo mundo e no Brasil não seria diferente. Se você está interessado em aprender um pouco mais, anote essas dicas e corra para uma academia com profissionais credenciados. A profissional de Educação Física, a zin Stael Martins, dá dicas preciosas. Corra pra pista, afinal ritmo não pode parar!

• O Zumba pode ser praticada por todas as idades e sexo, o participante não precisa ter um condicionamento físico exemplar e nem experiência em dança.

• Uma hora de Zumba queima 600 calorias, podendo chegar a mil calorias para alunos de nível mais avançados.

• O tempo de duração de uma aula de Zumba pode variar 30 minutos à uma hora. As aulas especiais como a Master Class podem ter até duas horas de duração e são ministradas normalmente por dois ou mais professores.

• Para que o aluno atinja os objetivos esperados, seja o emagrecimento ou o aumento da resistência, é necessário que o aluno faça ao menos 2 aulas por semana.

• O Zumba possui uma aula fácil com movimentos repetido. Não é um treinamento específico que precisa de uma periodização de treinamento, pois começa com aquecimento, aula propriamente dita e alongamento.

“O ZUMBA TRANSFORMOU A MINHA VIDA!”

A operadora de caixa Ana Paula Fonseca, de 31 anos é uma nova mulher há pouco mais de um ano, a partir do momento em que conheceu o Zumba. Com quadro de depressão e baixo auto estima, Ana Paula tinha o sonho de emagrecer, já que a balança marcava 110kg. “Queria perder peso, mas não enxergava a capacidade de mudar a minha vida naquela época. Me matriculei em uma academia e lá tentei uma aula de Zumba, mas passei mal na primeira aula, devido meu sobrepeso. Incentivada por minha professora, decidi focar a minha vida nos treinos, para perder peso e começar a dançar. No primeiro momento, treinava na academia junto com reeducação alimentar. Depois que comecei a fazer o Zumba notei que as minhas medidas começaram a diminuir. No primeiro mês de aulas aeróbicas, emagreci 15kg e no segundo, perdi 17kg com o Zumba. No final foram 45kg! O ritmo é tão contagiante que a gente nem percebe que está numa aula. Minha disposição melhorou e minha auto estima também. Antes existia uma Ana Paula tímida, fora do peso, oprimida. Hoje sou uma nova mulher, que consegue dançar e se comunicar com as pessoas. Minha meta era chegar aos 70kg e hoje já estou abaixo disso. Hoje faço Zumba, pois lá encontrei o meu momento, a minha terapia, de extravasar, o meu estilo de vida”, conta.

FONTES CONSULTADAS:

Carolina Rodrigues, Glaucie Pereira e Stael Martins: Profissionais de Educação Física e zins do programa Zumba Fitness

Comentários