NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Basquete com Leandro Barbosa

Leandro Barbosa, o Guerreiro Brasileiro é um dos maiores nomes desse esporte, em todo o mundo!

Nutrição e Esporte: Basquete com Leandro Barbosa Leandro Barbosa
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Conquistar sucesso no que você se propõe a fazer na vida sem dúvida é o desejo almejado pela maioria das pessoas, ou porque não dizer de todas elas. Seja lá qual for a missão escolhida, é preciso ter foco e realizar todas as tarefas com responsabilidade. “Se você se propõe a fazer, faça bem feito”. Já diz o ditado, afinal fazer mal feito ou bem feito terá a mesma demora, pode ter certeza.

O atleta desse Nutrição e Esporte é alguém que sempre colocou foco em tudo o que fez e através do basquete tem conquistado sucesso dentro e fora do Brasil. Com vocês...Leandro Barbosa. O paulistano de 33 anos sempre foi apaixonado pelo esporte desde criança. De origem humilde, Leandro encontrou no basquete uma possibilidade de alcançar o mundo e é isso que ele vem fazendo, com principal apoio da mãe, sua grande incentivadora. “O apoio da família é fundamental!”, conta o atleta.

Atualmente ele vive em Oakland, na Califórnia, Estados Unidos. Lá ele integra a equipe do Golden State Warrions, o sonho de consume para muitos atletas. Seu primeiro técnico foi Lula Ferreira, a quem deve muito de seu aprendizado. A fase profissional teve início aos 17 anos e daí por diante, os títulos começaram a surgir. Leandrinho, como é chamado apesar de seus 1,91m, é embaixador global do Basquete, além de veterano da NBA - National Basketball Association, há mais de 10 anos, é considerado um dos armadores mais rápidos na NBA. Leandrinho detém ainda o título de um dos 10 melhores e mais influentes atletas da América Latina. No Brasil, conquistou a medalha de Ouro da Seleção Brasileira em 2005 e 2009.

Lá fora, é chamado de ‘Guerreiro Brasileiro’, por sua trajetória de tantas lutas e vitórias. Para chegar ao topo, o atleta conta com um preparo realmente campeão. Por trás de Leandrinho, existe uma equipe completa, desde os treinadores até a equipe médica, fisioterapia, etc. Varia um pouco do time da competição. “Procuro sempre me cuidar muito e buscar trabalhos específicos de prevenção de lesão, preparação física em geral e recuperação muscular. Meu fisioterapeuta, o Alex Evangelista, me ajuda muito em todos esses aspectos”, revela o atleta.

No basquete, geralmente o intervalo entre os jogos é pequeno. “Algumas vezes você pode jogar dois jogos em dois dias consecutivos, o que desgasta muito. Por isso, é preciso preparar uma planilha de treinamento periodicamente, com variabilidade para algumas mudanças”, explica. Normalmente na véspera de jogos, os treinos são mais leves, táticos e menos desgastantes. Os treinos mais pesados acontecem dias antes dos jogos ou nos períodos de pré ou intertemporada.

A musculação está presente na rotina profissional do atleta. “Em esportes de alto rendimento, como o nosso, acredito que ela é fundamental”, conta. Segundo ele, as folgas existem. “Sem elas, ninguém rende”, brinca. Para as competições, o atleta tem muito foco. “Procuro me focar mais na pré-temporada, pois o início é um momento chave de toda a temporada. É importante começar voando, evitar lesões, para depois engrenar o ritmo”, revela.

Para melhorar sua performance, Leandrinho costuma ler bem o jogo e ter uma transição de muita velocidade. Procurei melhorar minha defesa nos últimos anos, sempre em busca de me tornar um jogador mais dinâmico. “O basquete é um jogo muito dinâmico, que requer inteligência, talento e muito preparo físico. É preciso estar ligado e preparado o tempo todo. Ter raciocínio e estar atento ao jogo durante o tempo inteiro faz muita diferença”, diz.

O que move o atleta dentro do esporte são as conquistas, os objetivos e os sonhos. Segundo ele, quem curte o basquete e pensa em investir neste esporte precisa ter talento, força física, disposição, dinamismo e inteligência. “Tenha foco, trabalhe duro e nunca perca a fé. Acredite sempre nos seus sonhos, independente do quanto te julguem e das barreiras que apareçam. Você precisa aprender a vencer e a perder. A derrotas fazem parte da vida e te fazem um atleta muito melhor. O verdadeiro campeão transforma tudo em experiência positiva para desenvolver a carreira”, confidencia.

UM BRASILEIRO NA NBA

Com grande destaque nas quadras brasileiras, Leandrinho tentou novos vôos e em 2003 entrou na seletiva da NBA, um projeto considerado como um dos mais audaciosos de toda a sua carreira.

Na principal liga norte-america, outros grandes nomes se destacaram como Lebron James, Dwayne Wade e Josh Howard. Leandrinho Barbosa é considerado como um dos mais perigosos jogadores em transição na quadra.

Ele acumula recordes com a equipe do Phoenix Suns no quesito defesa – ataque, onde leva apenas sete segundos ou menos para fazer um arremesso. Conhecido por sua alta energia e velocidade, o atleta tem a característica de ameaçador em ambos os lados da quadra. O arremesso exato da área de três pontos é valorizado como um dos melhores da NBA. “Cada título tem uma importância na minha vida. Desde ainda moleque, até a NBA, vivenciei muita coisa neste esporte. Tive uma fase maravilhosa em Phoenix. Lá fui eleito o sexto melhor atleta da temporada. Foram coisas que me fizeram crescer e amadurecer muito no basquete”, exalta o atleta.

O ano de 2015 ficará marcado pra sempre na memória do jogador. Nesse ano, Leandrinho se tornou o segundo brasileiro campeão na história da NBA. Após o título com o Golden State Warriors, que venceu o Cleveland Cavaliers por 4 a 2 na série melhor de sete jogos, Barbosa se juntou a Tiago Splitter, que se sagrou campeão ano passado com o San Antonio Spurs.

Reserva da equipe de Oakland, entrou em todas as partidas da série. No jogo final da vitória, o armador brasileiro contribuiu com cinco pontos, três rebotes e uma assistência. “Essa é a maior conquista da minha vida profissional. Simplesmente indescritível. Trabalhei muito e passei por muita coisa para chegar até aqui, mas garanto que nunca desisti, nunca deixei de acreditar. E é por isso que deu certo. Trabalhei muito para conquistar isso”, conta.

O atleta já está nos Estados Unidos, após breve férias no Brasil. Lá, já está em temporada com o Golden. “Meu desejo maior a partir de agora é ser bicampeão da NBA e fazer uma Olimpíada histórica pelo meu país em 2016!”, revela. Será muito bom poder acompanhar uma Olimpíada no Brasil, com uma fera dessas em quadra, não é mesmo? Quem já garantiu o ingresso, deve estar feliz da vida! Quem não, é só ficar ligadinho na mídia para saber os feitos de Leandrinho em cada partida.

Leandro Barbosa tem um cardápio fechado, regrado e secreto. Mas parte desse segredo foi revelado para nossa equipe. O complemento de uma dieta balanceada é composto por whey protein e creatina. “Há muitas proibições e recomendações. Tenho uma alimentação bastante regrada, disciplinada. Somente nas férias posso fugir um pouco dessa dieta”, conta o atleta.

Nome: Leandro Mateus Barbosa

Data de nascimento: 28/11/1982

Local de nascimento: São Paulo

Esporte: Basquete

Categoria: Profissional

Peso: 92kg

Altura: 1,91m

Equipe: Golden State Warrions (EUA)

Principais títulos:

2015: Segundo brasileiro campeão na história da NBA

2005 e 2009: Ouro da Seleção Brasileira

 

Outros títulos

• Veterano da NBA – 11 anos• Primeiro jogador novato a ser escolhido na seletiva da NBA - 2003• Vencedor do premio NBA de “Melhor Jogador Substituto” 2006/2007 • Medalha de Ouro Seleção Brasileira 2005 e 2009• Embaixador global do esporte “Basquete”• Considerado um dos 10 melhores e mais influentes atleta da América Latina• Líder de Pontos da FIBA 2014• Prêmio de novato do ano Liga Brasileira 2006 e 2007• Classificado entre os 10 melhores novatos da NBA em pontuação 2003 e 2004• Lider de arremessos de 3 pontos da NBA 2006 e 2007• Lider de arremessos de 3 pontos da NBA 2007 e 2008• Considerado um dos armadores mais rápidos na NBA

Redes sociais:

Instagram: @theblurbarbosa

Comentários