HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos no Brasil: Fullife Nutrition

O sonho se torna realidade e há dois anos nasce aquela que promete ser gigante no mercado de suplementos

História dos Suplementos no Brasil: Fullife Nutrition A empresa não faz venda direta para o consumidor final
Crédito: DIVULGAÇÃO

Encontrar o parceiro ideal para compartilhar uma história profissional não é tarefa tão simples. É preciso entrosamento, entendimento e acima de tudo confiança. A empresa deste História só nasceu através dessa confiança. Os sócios nascidos na cidade de Juiz de Fora (MG) se conhecem desde a infância e entre 2011 e 2012 surge a ideia de se unir e abrir uma empresa de suplementos alimentares.

Fabio Finamore, empresário da indústria de fumo (em uma empresa familiar com mais de 70 anos de mercado) e Renan Chaves e Heitor Chaves empresários no ramo farmacêutico com mais de oito anos de experiência. Em 2013, após intensos estudos e análises do setor, com objetivo de criar um novo conceito do segmento de suplementos, o sonho desse trio se torna realidade e surge no mercado a Fullife Nutrition.

“O primeiro produto produzido surgiu antes mesmo de pensarmos na marca, o FullWhey for Women, uma fórmula contendo whey protein, colágeno e vitaminas. Um produto diferenciado, em uma embalagem rosa para aquelas clientes mais exigentes: as mulheres. Na época não existia um olhar diferenciado para o público feminino bastante exigente. Tínhamos o dever de criar um produto com extrema qualidade nutricional”, conta Fabio Finamore.

Em apenas dois anos de atuação no mercado, a Fullife Nutrition está situada em uma área de 500m², possuindo uma equipe de 25 funcionários, além de representantes espalhados pelo país inteiro. “Trabalhamos com uma média de 16 toneladas de matérias primas em estoque. É importante destacar que em 2016 ampliaremos nossa estrutura para uma área de 2.000m²”, conta Finamore. E as conquistas não são de agora.

A história em números começa em 2013, o primeiro ano no mercado, quando a primeira conquista foi a alta receptividade dos clientes para uma linha de produtos, de uma marca recente no mercado, com atuação inicial em Minas Gerais. Naquele ano, eram apenas cinco produtos comercializados. O ano de 2013 foi marcado ainda pela primeira participação em uma das principais feiras do segmento: a Arnold Classic em sua primeira feira realizada no Brasil. (falar um pouco do stande e da participação na feira)

No ano seguinte, o mercado de atuação da Fullife Nutrition passou de estadual para nacional, com uma equipe de parceiros atendendo, com prioridade na qualidade e rapidez para clientes diretos, lojistas e distribuidores. Ainda em 2014, foi iniciado o apoio a diversos atletas, de diferentes modalidades e participação em eventos e feiras do setor. A empresa iniciou a produção de uma linha de capsulados, colágeno, pré-treino e aminoácidos.

Neste ano de 2015, todo o visual da marca foi remodelado, com a melhora de rótulos e logomarca, aumentando a credibilidade com os clientes. Ainda em 2015, houve lançamentos de novos produtos e de um novo site; a incorporação de novos laboratórios e maquinários para produção dos produtos, além da ampliação do mercado de atuação para todos os estados nacionais. O grande destaque vale para a ampliação da linha de produtos com destaque para os lançamentos Whey Protein 3W e Iso Whey for Women.

“Esses são produtos muito solicitados pelos nossos clientes. E para atender sempre e melhor, estamos em expansão de nossa fábrica para triplicar nossa produção”, frisa Finamore. Para o lançamento da primeira whey protein isolada feminina do mercado, a empresa contou com a imagem de Fernanda Lacerda, a Mendigata do programa Pânico na Band.

Mas para somar tantas vitórias, a empresa contabiliza algumas dificuldades nesse tempo de atuação, como a lentidão dos registros da empresa nos órgãos competentes; o desafio na introdução dos produtos por ser uma marca recém-chegada no mercado, e o relacionamento com as importadoras de matérias primas. “O mercado mudou bastante.

Antigamente alguns lojistas arriscavam mais com marcas novas e com compras maiores. Hoje devido à crise, e os consequentes aumentos nos impostos e taxas, eles estão mais ‘pé no chão’, comprando sempre o que possui um giro maior para não terem dificuldades nas vendas futuras”, conta Finamore.

Segundo o empresário e um dos fundadores da Fullife Nutrition, à medida que o tempo passa, o consumidor vai ficando mais exigente, buscando qualidade de vida sempre atento aos mínimos detalhes. “Os consumidores que buscam performance estão sempre atrás de produtos inovadores para facilitar e melhorar os resultados nos treinamentos. E a Fullife Nutrition tem a função de atender essas pessoas, sempre da melhor maneira”, frisa Fabio Finamore.

RUMO AO SUCESSO

Mesmo com pouco tempo no mercado, a Fullife Nutrition tem uma preocupação em se manter bem atenta ao que exige o mercado. “O objetivo e foco da empresa é sempre fazer produtos de qualidade, com transparência e respeito às necessidades de cada consumidor. Nossos valores são: ética, responsabilidade, comprometimento e inovação”, explica o empresário.

O público da empresa é definido como pessoas que querem ter qualidade de vida e desejam alcançar o lugar mais alto do pódio, ou seja, os esportistas, atletas de final de semana, além daqueles que queiram ou precisam consumir suplementos alimentares, priorizando a saúde em primeiro lugar. A Fullife Nutrition procura participar de eventos e feiras do segmento para apresentar aos consumidores que é uma empresa comprometida com a saúde e bem estar. Um exemplo recente de sucesso foi a participação na Arnold Classic Brasil, com participação em três anos consecutivos.

A Fullife Nutrition comercializa praticamente toda a linha de suplementos alimentares, com destaque para proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas, cápsulas oleosas como ômega 3 e óleo de cártamo, entre outros. Os produtos são fabricados em laboratórios próprios e comercializados por lojistas e distribuidores, através de representantes em todas as regiões do Brasil. A Fullife Nutrition conta com dez representantes, divididos por região, buscando oferecer um atendimento, no pré e pós-venda, com excelência. Hoje, a empresa atua em mais de 500 pontos de venda espalhados por todo o país.

A empresa não faz venda direta para o consumidor final. “Nosso produto carro chefe é o Whey Protein for Women, possuindo como diferencial um adicional de colágeno, vitaminas e minerais em sua formulação. Ele preenche todos os requisitos para o público feminino que está sempre buscando a beleza e a saúde do corpo”, explica Fabio Finamore.

Conseguimos uma frase de cada sócio de visão de futuro? Ou de como foi desafiante no começo? Assim os 3 participam

Linha do tempo

2013Início das operações da empresa no segmento de suplementos alimentares

2013Lançamento da Whey Protein for Women, grande destaque da empresa

2013Início da participação em feiras do segmento: Arnold Classic Brasil

2014Ampliação da estrutura física da empresa, além do quadro de funcionários

2015Lançamento de novos produtos; presença de Fernanda Lacerda, a Mendigata, durante o Arnold Classic

2015Embaixador Fullife Nutrition, Cléber Reis, campeão brasileiro bodybuilder sênior

 

Comentários