SUPERAÇÃO

Superação: Vanessa Correa de Almeida

Vanessa resolveu dar uma guinada em sua vida, abandonando os remédios para emagrecer

Superação: Vanessa Correa de Almeida Vanessa faz seis refeições diárias, não consome glúten, nem lactose
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

“Por muito tempo em minha vida usei remédios para emagrecer, do tipo tarja preta. Embora sofresse com efeitos colaterais, achava que valia a pena o resultado. Mas as coisas foram mudando de figura, quando em 2011 surgiram hematomas por todo meu corpo. Eram manchas enormes escuras, mas que não doíam.

No início, achei que fossem hematomas de pancada, mas logo eles tomaram o corpo todo. Fui ao médico, fiz vários exames, incluindo uma biópsia em uma das manchas da minha perna, até verificar que eu estava com uma hemorragia no tecido por conta das substâncias contidas nos remédios. As manchas eram um sinal do corpo. Tive que parar o remédio de imediato, pois corria o risco dessa hemorragia passar do tecido para os órgãos e isso me levaria a morte.

Não tive escolha a não ser largar os remédios. Eram fórmulas manipuladas com anfetaminas e inibidores de apetite. Mas como tomava desde os 18 anos, a dose já estava bem avançada para continuar fazendo efeito. Comecei a tomar essas fórmulas por achar que emagrecer era difícil. E o resultado com eles foi bem rápido. Nessa fase, cheguei a perder 10kg em apenas um mês!

Confesso que foi difícil ter que largar os medicamentos e me ver engordar quase 20kg em dois meses. Quando parei de tomar esses remédios, meu corpo desregulou. O metabolismo ficou lento pois eu estava viciada nessas substâncias que continham na fórmula, componentes que ajudavam a acelerar a queima de gordura. Sem a ajuda dos inibidores de apetite eu comia descontroladamente. Enquanto tomava as fórmulas, eu não fiz nenhuma reeducação alimentar. Continuava a comer fast food e besteiras, porque o remédio queimava tudo. Quando tirei a fórmula, quis comer a mesma coisa e o efeito foi uma explosão de peso.

No remédio havia também antidepressivos e substâncias para segurar a ansiedade. Quando tirei tudo, a ansiedade aumentou e eu cada vez comia mais pra suprir essa falta no organismo. Passei a não querer mais sair de casa com vergonha de encontrar as pessoas. Como sempre tomei remédio, sempre fui magrinha, usava barriguinha de fora e de repente aumentei muito o peso. Minhas roupas não cabiam mais em mim. Tudo apertava a barriga. Sentia vergonha de encontrar as pessoas na rua que sempre me perguntavam: O que aconteceu? Engordou tanto...

Me escondia em casa. Programas normais como ir ao cinema ou ao shopping viraram um tormento. Praia? Nem pensar. Depois de me esconder muito, resolvi fazer uma dieta e entrar na academia. Antes de tomar essa decisão, tinha tentado fazer dieta e exercícios, mas sempre desistia, até que decidi fazer uma dieta séria e perdi 4kg em uma semana. Me animei e continuei até perder 10kg. Vendo esses resultados, corri para a academia. Sozinha mesmo, resolvi que ia mudar. Perdi mais uns quilos em três meses, mudando minha alimentação e conquistando bons resultados.

Parei de comer compulsivamente e aprendi a me alimentar melhor. Emagreci alguns quilos, mas em seguida engravidei e voltei a estaca zero, quando engordei 23kg. Como já havia conquistado um ritmo interessante de treinos e dieta, sai da maternidade determinada a mudar o rumo da minha história. Procurei uma nutricionista e uma personal, que foram essenciais nas mudanças que tive! Mesmo com um bebê de quatro meses em casa, eu não desanimei. Peguei firme na alimentação e nos treinos e acabei me apaixonando pela vida saudável. Hoje não fico sem treinar. É meu vício, a hora que tiro pra cuidar de mim!

Minha família sempre me falava pra eu largar os remédios, mas eu não ligava muito. Meu marido, que é personal, foi quem mais me apoiou na época em que tive que largar os remédios. Me incentivava a fazer dieta e entrar na academia. Como nunca fui fã de academia, optei pelos remédios, que me garantiam bons resultados sem esforço. Meu marido sai às 6h e só volta às 20h em casa. Ele dá aula em uma academia bem distante da nossa casa e quando chega em casa, a gente quer curtir a família juntos. Por isso procurei ajuda de uma outra profissional, mas sempre peço ajuda a ele. 

Meus treinos de terça, quinta e sábado sempre são orientados por ele, já que nesses dias não tenho personal. Foi uma época difícil. Foram quase dois anos lutando com a balança e vivendo o efeito rebote dos remédios. Posso dizer que minha superação só está sendo feita agora, pois realmente estou levando uma vida saudável”.

MAMÃE FININHA

Vanessa Correa de Almeida é carioca, tem 35 anos recém completados e desejáveis 67kg. Após lutar por dois intermináveis anos contra a balança, hoje pode afirmar que é uma mulher feliz. Sua determinação dentro e fora da academia garantiu a ela o título de Mamãe Fininha, a mãe do Arthur. Quem vê seu antes e depois pode confirmar que essa transformação é realmente uma condição a ser celebrada. “Esse lance de Mamãe Fininha começou quando entrei na academia e fiz um desafio com minha amigas, lançando o #projetofininha, quando a gente se incentivava através do WhastsApp e também na hora do treino. Como adoro competir, também publicava fotos no meu Instagram com cada resultado conquistado, e claro, estava ganhando delas! Como engravidei no meio desse projeto (que durou três meses), o deixei de lado durante a gestação e logo que voltei a emagrecer intitulei a retomada desse projeto como Mamãe Fininha”, detalha.

“Hoje minha vida é muito mais saudável. A autoestima está lá em cima. Sou outra pessoa, mais segura e mais disposta”, conta Vanessa. Hoje, ela mantém uma rotina de uma hora diária de atividade física na academia de seu prédio, de segunda a sábado, variando entre musculação e corrida, sendo acompanhada pela personal trainer Cintia Pita.

“Escolhi a musculação, pois queria eliminar os 25kg que engordei na gravidez sem ficar flácida. A musculação me ajudou a torrar as gorduras e a ganhar massa magra. Meu foco atual é baixar o percentual de gordura e ganhar músculos!”, conta. Para mudar, Vanessa está começando a entender mais sobre os suplementos alimentares e hoje é adepta da whey protein, para aumentar a ingestão de proteína e otimizar o ganho de massa magra.

Ela gostou tanto de whey que até passa uma receitinha para os leitores Suplementação: “Bolinho da whey protein: 1 iogurte sem lactose, ½ scoop whey protein, 1 colher de aveia sem glúten, 1 ovo, amêndoas laminadas. Bata todos os ingredientes e leve ao forno até cozinhar. Fica delicioso e mata a fome pelas próximas três horas!”.

A alimentação da Mamãe Fininha é acompanhada de perto pela nutricionista Lucianna Jardim. A cada dois meses, Vanessa retorna à nutricionista para tirar medidas e calcular seu percentual de gordura, para verificar o progresso desse tratamento. Diante dos resultados, a profissional faz alterações no plano. “Já fui muito escrava da balança. Hoje em dia prefiro o espelho. Como estou no processo de ganho de massa, se ficar me pesando entro na paranoia de estar engordando. Mas agora como quero ganhar massa muscular, aumentamos a ingestão de carboidrato no pré e pós-treino”, diz.

Vanessa faz seis refeições diárias, não consome glúten, nem lactose. Ela evita sal, frituras, doces, massas e hoje consome muita salada e claro, o tradicional frango com batata doce. “Não gosto de fazer o dia do lixo como regra, do tipo todo domingo eu posso sair da dieta, acho que não funciona assim. Fico tranquila comendo bem, mas se a vontade aperta demais, como um pedaço e na próxima refeição já volto às regras, senão vira bola de neve e passo o dia jacando”.

Segundo ela, esse novo estilo de vida é marcado pela disciplina. Essa nova fase, principalmente a musculação, me ensinaram que não adianta querer resultados imediatos. É preciso ter disciplina, manter o foco e ter muita paciência”, finaliza. E toda essa determinação é passada adiante, principalmente pelas redes sociais. Pelo Instagram, o projeto Mamãe Fininha já tem 48 mil seguidores. Se você precisa de um empurrãozinho, e também quer ser uma mãe mais enxuta, vale muito à pena conhecer mais sobre a rotina de Vanessa pelas redes!

ENCONTRE A MAMÃE FIININHA NAS REDES!

Facebook:

Instagram: @mamaefininha

Quer participar desta seção, contando a sua história de Superação? Então envie um e-mail para contato@revistasuplementacao.com.br e nos conte a sua história. Não esqueça de enviar os seus contatos e suas fotos. Vamos adorar dividir a sua experiência de vida com os nossos leitores. Até lá!

Comentários