MODA +

Moda + : Faixas elásticas

Muito mais do que moda, as cores representam a intensidade de carga para cada treino

Moda + : Faixas elásticas

Você reparou que tem companhia nova na academia? Pois é, as faixas elásticas ganharam espaço na sala de treino, mas além de bonitas, coloridas e leves, elas acrescentam muito no seu treino. O uso dessas faixas agrega em qualquer tipo de atividade física. “Elas servem para o praticante ter uma tensão constante no exercício. É diferente do peso livre, porque você tem que segurar, tem que flexionar e estender na mesma intensidade”, afirma o test trainer, César Ribeiro.

“Na prática da musculação, por exemplo, elas podem servir de aquecimento dos músculos, evitando lesões. Bem como, podem servir de instrumento para aulas de pilates, alongamento e exercícios funcionais. Mas serve de "carro chefe" para pessoas muito sedentárias, que ficam jogadas no sofá”, conta a personal trainer, escritora e palestrante, Valeria Aprobato.

Segundo Valeria, essas faixas elásticas são veículos para que as pessoas possam gerar movimento, produzindo assim, energia. “E fazendo o corpo vibrar, ele libera endorfina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar”, frisa a profissional. Mas cuidado, ao ver algumas pessoas carregando essas faixas coloridas, achando que aquela cor que ela está usando, apenas serve para combinar com a calça ou short que ela veste.

Não é bem assim que funciona! Nada de modismo! “Cada cor de faixa representa uma intensidade de carga. Se você nunca usou e é sedentário, comece pela mais fraca”, afirma Valeria. Segundo ela, é importante salientar que o corpo de quem utiliza esse tipo de faixa não ficará magro e cheio de curvas com a utilização exclusiva desse acessório. “Agregue a outras atividades como, caminhada, bicicleta, musculação etc. E claro: Em boca fechada, não entra gordura. Tente. Gere movimento”, finaliza a personal.

Segundo César Ribeiro, essas faixas podem ser usadas por qualquer aluno. “Você pode desenvolver o trabalho na metodologia iniciante, intermediário e avançado. Inclusive, crianças a partir dos 13, 14 anos podem usar.

Todas as faixas elásticas disponibilizadas no mercado são de fácil uso, leves e podem ser levadas até na bolsa. Com tantas orientações, você já sabe muito bem que cada cor representa muito mais que a combinação perfeita com seu estilo, mas sim complementa com saúde e segurança o seu treino.

As faixas elásticas podem ser utilizadas para exercícios de:

- ombro- peitoral- bíceps- tríceps- perna- arranque- alongamento da parte posterior da coxa

 

Comentários