MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Dexter Jackson

1 Mr. Olympia + 1 Arnold Classic no mesmo ano!

Mitos do Bodybuilding: Dexter Jackson Dexter Jackson nasceu na Flórida, nos Estados Unidos
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Dexter Jackson nasceu na Flórida, nos Estados Unidos, em 25 de novembro de 1969. Confederado pela IFBB (International Federation of Bodybuilding & Fitness), Dexter teve sua vida marcada por competições, dentre elas, é claro, o mais famoso o Mr. Olympia, com uma única vitória.

Ele fez sua estreia como peso-galo (qualquer peso de até 65kg). Esta categoria é a mais leve das classes de peso na musculação amadora. Nesses quase 20 anos, foram diferentes participações em diferentes competições desse esporte, com destaque para Arnold Classic, Night of Champions e Mr. Olympia. Durante esse tempo, o mito venceu por algumas vezes e por outras, teve colocações bem ruins, como um 8º lugar no Olympia.

O ano de 1999 foi definitivamente um ano de conquistas na vida de Dexter, um momento marcado pela estreia dele nos dois principais eventos mundiais de fisiculturismo: o Mr. Olympia e o Arnold Classic.

A trajetória do astro dentro desse esporte é marcada por diferentes tentativas de vitória. A estreia no Arnold aconteceu em 1999, conseguindo uma respeitável 7ª colocação, para alguém que estava iniciando sua carreira.

Já no Olympia Dexter conquistou o cobiçado top 10, quando terminou em 9º lugar. Uma colocação nada mal para o primeiro ano competindo como profissional. Após competir mais de 20 vezes como profissional, Dexter finalmente rompeu a barreira e venceu sua primeira competição no Grande Prêmio da Inglaterra de 2002. Três anos mais tarde foi a vez de realizar o sonho de cantar vitória no Arnold Classic. A alegria foi tanta que só nesta prova, ele venceu por quatro vezes. Essas outras vitórias aconteceram em 2006, 2008 e 2013. O bodybuilder Flex Wheeler também detém esse recorde.

Levar o troféu de campeão pra casa, nessa prova de Schwarzenegger sem dúvida é um grande mérito, mas nada é comparado com o título de Mr. Olympia. Historicamente falando, o Mr. Olympia teve apenas 13 vencedores até hoje e Dexter é um deles. Em comparação, o Arnold Classic foi criado algumas décadas mais tarde, em 1989 e o número de vencedores do Olympia já foi superado. Embora o Mr. Olympia esteja sendo disputado há mais tempo que o Arnold, no total, essa competição soma menos campeões devido ao seu maior número de provas.

Dexter conquistou o 1º lugar do Olympia em 2008, derrotando as máquinas de títulos Jay Cutler e Phil Heath. Mas o que separa nosso mito, desses outros mitos é o título de único fisiculturista Masters Olympia. Ele ganhou essa competição em 2012, o que o colocou em um patamar próprio. Suas vitórias no Arnold Classic, Mr. Olympia e Masters Olympia podem ser consideradas a tríplice coroa dentro do bodybuilding.

Ao todo, Dexter Jackson venceu 17 concursos de fisiculturismo profissionais até hoje. Das vitórias que também merecem destaque estão o Ironman Pro Invitational em 2004 e em 2011, o FIBO Power Pro Alemanha e o Campeonato Mundial Pro Master. 

Com tanta fama e prestigio, Dexter promove há quase cinco edições (anualmente) o seu próprio show: o Dexter Jackson Memphis Classic, uma oportunidade para revelar novos talentos do fisiculturismo pelo mundo. Nosso mito continua na ativa e pelo jeito segue longe nesse universo das competições. A última vitória aconteceu recentemente na edição Arnold Classic, em Columbus, nos Estados Unidos.

O DOCUMENTÁRIO

Em 2009 sua vida volta a ser marcada, agora pelo lançamento do documentário Unbreakable, em parceria com a Ardenti Films. A produção expõe a vida de Dexter como ela realmente é, com destaques da brilhante carreira, filosofia de treinamento, crenças, planejamento nutricional e manejo com sua crescente popularidade, além claro, de suas passagens pelas academias. O filme tem um totam de 260 minutos.

No documentário, o astro fala sobre as vitórias que teve dentro do bodybuilding, com destaque para a maioria de suas competições até hoje. Há momentos que o vídeo revela o cardápio do mito, além da preparação, feita muitas vezes por ele. O lado irreverente de Dexter também é um ponto forte do vídeo.

Para os novatos e os mais experientes neste esporte, ouvir o que um grande campeão tem a dizer, só pode mesmo ser válido, ou seja, todos estão convidados a assistir esse documentário, disponível para download pela internet ou dividido em vários capítulos no site YouTube.

Mas em 27 de setembro de 2008 essa história mudou de figura. Na data, Dexter se tornou o 12º fisiculturista a vencer o Mr. Olympia, em disputa pelo 1º lugar com Jay Cutler, outro mito que até então já tinha dois títulos de campeão. Mas a felicidade desse vencedor poderia ser ainda maior. Naquele mesmo ano, Dexter Jackson foi o segundo homem a vencer o Mr. Olympia e o Arnold Classic.

Apelidado como The Blade (A Lâmina), em 2014, Dexter (assim como outros atletas) lançou sua própria linha de suplementos alimentares: a Blade Nutrition. Poucos são os bodybuilders com uma carreira sólida tão longa e tão impressionante como Dexter. The Blade entrou em sua primeira competição de fisiculturismo como amador em 1991.

De peso-galo a meio-pesado como amador, esse mito do esporte continuou a ganhar mais massa muscular como profissional, chegando a marca de 104kg. Só para se ter uma ideia, a maioria dos campeões profissionais pesa mais do que este peso, podendo chegar a até 132kg no dia da competição. No entanto, essa diferença não o deixa para baixo nessa escala de vencedores.

A genética privilegiada é um ponto que o difere de seus rivais. Mas de que adianta uma boa base genética, sem um trabalho pesado? Sabendo disso Dexter correu atrás dessa rotina puxada de treino e por tanto esforço só tinha mesmo que vencer tanto assim!

Os principais títulos de Dexter Jackson são:

2015 - Arnold Classic, 1o lugar

2013 - Arnold Classic, 1o lugar

2013 - IFBB Australian Pro Grand Prix, 1o lugar

2012 - IFBB Masters Olympia, 1o lugar

2011 - FIBO Pro, 1o lugar

2011 - Pro Masters World Champion, 1o lugar

2008 - Arnold Classic, 1o lugar

2008 - IFBB Australian Pro Grand Prix VIII, 1o lugar

2008 - IFBB New Zealand Grand Prix, 1o lugar

2008 - IFBB Russian Grand Prix, 1o lugar

2008 - Mr. Olympia, 1o lugar

2007 - Arnold Classic, 2o lugar

2006 - Arnold Classic, 1o lugar

2005 - Arnold Classic, 1o lugar

2004 - San Francisco Pro Invitational, 1o lugar

2004 - Grand Prix Australia, 1o lugar

2004 - Ironman Pro Invitational, 1o lugar

2002 - Grand Prix England, 1o lugar

1998 - North American Championships, Light-HeavyWeight, 1o lugar e Overall

1995 - NPC USA Championships, Light-Heavyweight, 1o lugar

 

Comentários