HORTIFRUTI DE A a Z

Hortifruti de A a Z: Alfarroba

A alternativa de sabor chocolate para quem possui restrição alimentar

Alfarroba A alfarroba possui qualidades nutricionais superiores ao cacau
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Pensou em doce, pensou em chocolate, certo? Quando se pensa em aliviar o estresse, lá também está ele como opção. E a temível TPM? Pronto, parece mesmo que o chocolate é uma alternativa para quem gosta de sentir o paladar doce e a sensação de prazer que parece não ter fim.

Mas não são todas as pessoas que se sentem bem após comer essa iguaria. Muitos são intolerantes aos componentes de uma ‘inocente’ barra de chocolates e, portanto busca no mercado uma alternativa que possa substituí-lo à altura, e claro, menos ou quase nada de gordura. Uma delas é a alfarroba. Já ouviu falar nela? Certamente sim, já que com certeza, após muitas matérias e artigos publicados e acompanhados de perto por você, aqui na nossa SuplementAção, você fez a escolha de viver com saúde e sempre escolhe as opções mais saudáveis possíveis.

Pois bem, a alfarroba é uma dessas opções. Ela nada mais é que um fruto, de origem distante, lá do Mediterrâneo, parecendo uma vagem, de cor amarronzada e com sabor adocicado. Transformado em pó, esse fruto é utilizado na fabricação de muitos chocolates disponíveis no mercado, os tidos como os mais saudáveis, mas por quê? A alfarroba possui qualidades nutricionais superiores ao cacau (também utilizado para produzir chocolate), pela ausência de estimulantes como a cafeína e a teobromina. Rica em vitaminas B1 e B2, ela é capaz de auxiliar o organismo a metabolizar gordura, carboidrato e proteína. Ela contém ainda polifenóis, antioxidantes que combatem radicais livres que desaceleram o envelhecimento, o que contribui na prevenção de diferentes doenças. A alfarroba se destaca ainda por ser fonte de vitamina A, cálcio, magnésio e minerais que, juntos, são aliados na melhora da mobilidade dos músculos para quem pratica atividade física.

Entre as muitas vantagens em relação ao chocolate convencional, a alfarroba não contém estimulantes como a cafeína e a teobromina, ingredientes presentes no cacau. Fonte de fibras, a alfarroba é um alimento de baixo índice glicêmico, servindo como aliada no controle do diabetes. Por ser naturalmente doce, os produtos produzidos a partir da alfarroba não necessitam da adição de açúcares e ainda apresentam baixo teor de gordura. “Este tipo de chocolate é isento de lactose e glúten, por isso pode ser consumido por pessoas com intolerância a essas substâncias”, afirma o nutrólogo e Presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), Dr. Durval Ribas Filho.

FARINHA DE ALFARROBA

Uma das variações da alfarroba é produzida inicialmente de uma limpeza e secagens naturais das vagens. Depois de passarem por um processo de secagem, suas polpas são separadas das sementes e passam novamente por uma limpeza. Após esse processo, a polpa é submetida a um tratamento térmico, resultando em várias tonalidades e sabores diferentes para a farinha de alfarroba.

Essa farinha é a fração obtida da trituração e posterior torrefação da polpa da vagem. Após ser utilizada na alimentação humana foram apresentadas inúmeras vantagens em relação a este produto. “Quando se decide substituir o cacau pela farinha de alfarroba, é importante retirar um pouco da quantidade de açúcar e adicionar um pouco mais de gordura, devido à alta concentração de açúcares e pelo baixo conteúdo lipídico que a farinha de alfarroba contém”, explica a nutricionista Sara Medeiros.

Segundo a profissional, a farinha de alfarroba garante uma cremosidade, brilho e viscosidade aos produtos. “Ela é um ingrediente com alto conteúdo de carboidratos naturais que representa 80% do produto. É recomendável substituir até 50% da participação do cacau na receita ao utilizar a farinha de alfarroba, quando se consegue uma redução significativa no custo final. Mas também, é possível utilizar livremente apenas a farinha nas preparações. Eu uso e recomendo!”, afirma a nutricionista.

ALFARROBA EM ESTUDO

Um estudo publicado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Departamento de Nutrição, apontou a alfarroba como um alimento aliado no controle do diabetes e benéfico à saúde. A pesquisa analisou a resposta glicêmica da alfarroba (Ceratonia siliqua L) em indivíduos saudáveis e concluiu que, por conta de seu alto teor de fibras, a alfarroba é um alimento de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica, desempenhando assim papel importante no controle dos níveis de açúcar no sangue.

O estudo examinou as versões em pó e tablete, da CarobHouse (empresa fabricante da massa de alfarroba) concluiu que estes produtos podem ser classificados como alimentos de baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica. A versão em pó foi apontada como um alimento de alto teor de fibras contendo, principalmente, altos níveis de fibra insolúvel. Os resultados foram publicados na primeira edição de 2015 da Revista Nutrición Hospitalaria e contou com apoio da Fundação Araucária, Nutropar e Labac - Laboratório de Análises Clínicas.

A PODEROSA FARINHA DE ALFARROBA

Segundo a nutricionista Sara Medeiros, em 100g da farinha de alfarroba, estão contidos:

Ácido pantotênico: 0,04mg

Cálcio: 348mg

Calorias: 222kcal

Carboidratos: 34-37g

Ferro: 2,94mg

Fibra: 4-6g

Folato: 29mcg

Lipídios totais: 0,65g

Magnésio: 54mg

Niacina: 1,897mg

Potássio: 79mg

Proteínas: 4,62g

Riboflavina: 0,461mg

Sódio: 35mg

Tiamina: 0,053mg

Vitamina C: 0,2mg

Vitamina B6: 0,366mg

A farinha de alfarroba, após torrefação da polpa da vagem, contém, em média, 48-56% de açúcar (essencialmente sacarose, glucose, frutose e manose), 18% de fibra (celulose e hemicelulose), 0,2-0,6% de gordura, 4,5% de proteína e elevado teor de cálcio (352 mg/100g) e de fósforo.

CHOCOLATE QUENTE DE ALFARROBA

A nutricionista Sara Medeiros compartilha com os leitores da SuplementAção uma receitinha deliciosa e saudável para esquentar o inverno de todo mundo.

Ingredientes:

- 200ml de leite- 1 colher (sopa) rasa de farinha de alfarroba (em pó)- 1 colher (sopa) rasa de amido de milho (se quiser menos durinho, coloque 1 colher de sobremesa)- Adoçante a gosto- Canela a gosto (opcional)

Modo de preparo: Junte todos os ingredientes em uma panela e leve em fogo brando, mexendo sem parar até engrossar. Pronto! Fica maravilhoso!

Fontes consultadas:

CarobHouse: Empresa fabricante de produtos a base de alfarrobaDr. Durval Ribas Filho: Médico nutrólogo e Presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia)Sara Medeiros: Nutricionista clínica

 

Comentários