SUPLEMENTAÇÃO GOURMET

Suplementação Gourmet: Coxinha Fit

Frango, batata doce e whey protein pro lanche da tarde de quem tem fome de saúde!

Suplementação Gourmet: Coxinha Fit Os ingredientes, a galera já curte há um tempão: o frango e a batata doce
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Com a chegada da estação mais fria do ano vem com ela uma vontade fora do normal de comer, comer e comer! Mas é preciso se alimentar com muita cautela, afinal é preciso estar com o corpo em dia para a chegada do verão e nas demais estações do ano!

A receita deste Gourmet é super do bem, quentinha e promete aquecer os dias frios com um lanche saudável e sem peso na consciência. A nutricionista funcional e esportiva, Ana Paula Gluck Karam, é quem assina a receita da coxinha fit, com ingredientes que a galera já curte há um tempão: o frango e a batata doce.

Além deles, whey protein, farelo de aveia, quinoa e um monte de itens nota dez. “Essa receita foi criada a partir das necessidades dos meus atletas. Eu recomendo o consumo tanto para lanches intermediários quanto para o pré e pós-treino, dependendo da necessidade e objetivo de cada um deles”, diz Ana Paula.

A nutri explica o uso de alguns dos principais ingredientes: “A batata-doce já muito conhecida no mundo fitness, apresenta índice glicêmico menor do que a inglesa, isso significa que ela eleva lentamente a taxa de açúcar no sangue e, assim, libera pouca insulina, hormônio que está relacionado ao acúmulo de gordura corporal. Ela ainda é rica em vitamina C e betacaroteno, antioxidantes que previnem o envelhecimento das células e diversos tipos de câncer”, detalha.

“A queridinha whey protein isolada é acrescentada na massa para aumentar a quantidade proteica do salgado, sem sabor para não interferir no salgado da receita. No mercado já existem várias marcas com essa opção. A aveia é rica em fibras, em especial as betaglucanas. As betaglucanas são capazes de controlar os níveis sanguíneos de glicemia, evitando a resistência à insulina e diabetes tipo 2”, diz.

Segundo ela, da mesma forma que acontece com o colesterol, as betaglucanas diminuem e tornam mais lenta a absorção de açúcares pelo intestino. Consequentemente, se evita picos de glicemia e picos de insulinemia evitando a resistência à insulina. Com todos esses benefícios, a única alternativa é partir agora mesmo para a cozinha e garantir as coxinhas para hora que bater aquela fome. Hum!

COXINHA FIT by Ana Paula Gluck Karam

Ingredientes da massa:

150g de peito de frango cozido e desfiado 

100g de batata doce cozida ou mandioca cozida escorrida 

1 ovo 

100g de farinha de quinoa ou amaranto ou farinha de aveia 

Farelo de aveia ou farinha de amaranto ou quinoa para empanar??? Whey protein

Modo de preparo:

Misture os ingredientes na batedeira, mixer ou liquidificador, até uma massa bem homogênea. A massa ficará mole, por isso deverá ser levada ao congelador por 20 minutos antes de modelar. Com a mão molhada, coloque um pouco de massa na palma da mão e faça pequenos discos, coloque o recheio e feche fazendo o formato de coxinha. Pincele-as com gema de ovo levemente batida e empane-as com o farelo de aveia (ou outros). Coloque-as em uma forma com papel manteiga e asse-as em forno preaquecido a 200graus, por 10 a 20 minutos (até formar casquinha e ficar levemente dourada).

Ingredientes do recheio:

150g de peito de frango cozido e desfiado

3 dentes de alho bem amassados

Pimenta do reino a gosto

1 cebola pequena ralada

Cheiro verde picado

100g de creme de ricota light (opcional)

Modo de preparo:

Em uma panela antiaderente, refogue a cebola e alho no azeite, acrescente o frango, a pimenta e o cheiro verde e misture. Acrescente um pouquinho de água e deixe cozinhar por 5 minutos. Espere esfriar para rechear as coxinhas.

Rendimento: 6 porções de 60g 

Valor nutricional:

Cada porção de 60g contém:

Calorias: 234Kcal

Carboidratos: 17g

Gordura: 8g

Proteína: 8g

Comentários