FAÇA DIFERENTE

Faça diferente com Luiz Falcão

O atleta Luiz Falcão intensifica seu treinamento com um pullover no cabo

As visitas a feiras também se tornaram frequentes e em uma dessas participações, ficou curioso com o assédio em cima do bodybuilder Fernando Sardinha.
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Ter porte físico ideal, ter jeito para executar cada pose e ter beleza para compor esse conjunto, às vezes não bastam para que um atleta de fisiculturismo seja completo. Para tudo na vida é preciso ter amor e paixão por aquilo que se propõe a fazer. Mas antes disso, se aquela lampadazinha mágica desse sentimento não acende, é preciso ter no exemplo de alguém, o incentivo necessário para que essa paixão possa nascer.

O atleta desse Faça Diferente teve em outro grande bodybuilder, o estímulo ideal para que o bodybuilding conquistasse de vez o seu coração. O jovem Luiz Falcão já competia em concursos fitness, o que acaba de completar oito anos, mas após conhecer e escutar as sábias palavras do mestre Fernando Sardinha, começou a se interessar mais por esse esporte.

Mas a história mesmo começa lá atrás, quando Falcão tinha seus 18 anos e desde então, aumentou mais de 30kg desde que começou a competir. Incentivado por amigos, ele começou a frequentar a academia. Nessa fase, com trabalho e faculdade no horário comercial, sobrava somente o período da noite para o treino. “E isso foi ótimo, porque o pessoal da noite leva mais a sério o treino”.

Naquela academia, Luiz conheceu um instrutor, com 71 anos que era fisiculturista. “Ele pegava no meu pé para que eu fizesse os exercícios corretamente, mas nessa fase, não gostava dessa ‘pegação’ de pé e achava esse professor muito chato. Mas de tanto ele insistir, acabava treinando certinho, obtia resultado e percebia que estava gostando realmente de tudo isso. Durante 1 ano, aprendi muito com ele e entrei na faculdade”, conta.

Três anos se passaram e Luiz Falcão foi apresentado ao universo da competição fitness. A primeira delas aconteceu em 2009. “Comecei a pegar gosto por competição. Quando você tem um objetivo, você passa a se dedicar mais”, diz o atleta. A partir daquele momento, começou a participar de palestras e workshops de grandes empresas de suplementos alimentares, para descobrir mais sobre saúde através do treino e claro, da suplementação.

As visitas a feiras também se tornaram frequentes e em uma dessas participações, ficou curioso com o assédio em cima do bodybuilder Fernando Sardinha. “Um cara com tantos anos de carreira e tantos títulos só merece mesmo ter muitos seguidores e admiradores. Os atletas desse esporte deveriam se espelhar nele”, diz.

“Naquela feira, fiquei observando como as pessoas chegavam nele e como ele atendia a todos. Até que não restava mais ninguém, a não ser eu e ele. Um puxou conversa com o outro e o papo durou longos minutos. Ele me incentivou a continuar no esporte, me deu um olhar diferente, de mestre para aluno”, conta.

Desde então, Falcão procurou pesquisar mais sobre a vida de Sardinha e assim, se interessar ainda mais pelo fisiculturismo. Um tempo se passou e aos 23 anos, teve a chance de competir na categoria Junior 1 até 75kg. Durante uma preparação de dois meses, chegou aos 71kg. Mas chegando à competição, foi impedido de competi-la já que a idade não se encaixava perfeitamente aos padrões daquela categoria.

Mas todo o desgaste e o esforço da preparação valeriam para alguma coisa. O físico de Falcão chamou tanta atenção, que Fernando Marques, presidente da IFBB-SP na época não deixou que ele desistisse e sugeriu que se inscrevesse na categoria Fisiculturismo Clássico, dividida por peso e altura, e que tinha o limite de peso de 10kg a mais da qual tinha o atleta tinha se preparado.

“Mesmo com pouco tempo de preparo, adversidades, tendo disputado com excelentes atletas, e com 10kg a mais que eu, tive a felicidade de conquistar o quarto lugar. A sensação e a paz interior que senti ao subir no palco foram únicas e indescritíveis”, conta. “Esse dia foi muito marcante, pois quando desci do palco, encontrei o Sardinha, que me deu os parabéns e mais incentivo”, completa.

A GRANDE METAMORFOSE Luiz Falcão frequentava a faculdade de Educação Física até o final de 2014. Nesse mesmo ano, estagiava em uma academia, mas depois de uma série de problemas pessoais e profissionais, se distanciou da família, teve que deixar a academia e por consequência adoeceu. Falcão foi acometido pela herpes zoster (infecção viral que provoca vesículas na pele e geralmente é acompanhada de dor intensa. Ela pode acometer qualquer parte do seu corpo, mas é mais frequente no tronco e no rosto, evidenciando-se como uma faixa de vesículas em apenas um dos lados do corpo).

No caso de Luiz, ela afetou o rosto. Nesse período, o atleta perdeu 10kg. O rosto inteiro inchou perto do olho, fazendo com que a visão dele quase fosse perdida. “Foi uma fase realmente muito difícil, mas que ficou no passado”. Ele perdeu o emprego e consequentemente o dinheiro. Sem patrocínio, Luiz também não tinha dinheiro para comprar seus suplementos alimentares. “É muito difícil ser atleta no Brasil”, diz.

O começo deste ano foi marcado também como um recomeço na vida do atleta. E por muita sorte, tudo estava entrando nos eixos, quando no meio desse caminho, recebeu o convite da SuplementAção para estrelar esse Faça Diferente.

Do convite ao ensaio foram 20 dias. “Nessa fase estava recuperando o peso. Estava muito desmotivado, sem me alimentar direito, sem respeitar os horários e a intensidade dos treinos e furando a dieta sem peso na consciência. Receber esse convite foi uma volta às origens”, descreve. Para se preparar, Falcão frequentou a academia todos os dias e treinou como se fosse o último dia de sua vida.

“Depois do convite, mudei totalmente minha rotina e praticamente comecei do zero. Tenho facilidade para ganhar, mas também para perder. Fiz um verdadeiro milagre e tentei fazer meu melhor possível para participar da revista”, conta. “A minha história é baseada na tentativa e no erro. Tudo o que sei, eu testei em mim mesmo nesses anos. Vou atrás de conteúdo, participo de cursos de musculação, nutrição, emagrecimento, sempre me atualizando”, diz.

Para o futuro, Falcão espera vencer um campeonato internacional, mas antes disso quer competir muito no Brasil, a fim de ter reconhecimento dentro do bodybuilding. “Amo o que faço e pretendo ter nome dentro desse esporte. Estou trabalhando duro para isso”, finaliza o atleta.

FAÇA DIFERENTE COM LUIZ FALCÃO

Nosso atleta da vez apresenta o pullover no cabo, um exercício voltado para o desenvolvimento e expansão da dorsal. Ele funciona da seguinte maneira: Deitado em um banco reto com a cabeça para o cabo, o praticante deve segurar uma barra reta (de preferência uma que não rode) com os punhos flexionados, e cotovelos semi-flexionados.

“É importante dar atenção aos cotovelos para que eles se mantenham apontados para fora, evitando o recrutamento do tríceps. O praticante deve puxar a barra em direção ao peito, sem que haja movimentos dos punhos e cotovelos, focando a contração na grande dorsal e serrátil anterior”, diz. Ao retornar à posição inicial, o praticante deve fazer uma pequena pausa sem que haja o relaxamento da musculatura antes de se realizar uma nova repetição, afim de estabilizar o movimento e aumentar a tensão muscular.

Falcão explica que, feito de maneira correta, esse exercício é totalmente seguro, não precisa de ajudante e dependendo da rotina de treino empregada pelo atleta, pode ser realizado de 1 a 2 vezes na semana. O atleta sugere um peso mínimo para que haja a tensão necessária e máximo que não prejudique a execução. As repetições devem ser feitas até a fadiga muscular, podendo ter como base de 8 a 12 repetições.

Perfil do Campeão

Nome: Luiz FalcãoData de nascimento: 14/09/1988Local: São PauloAltura: 1,80mBraços: 43cmTórax: 115cmPeso em off season: 92kgPeso em pré-contest: 84kg

Principais títulos: 

2013 - 4º lugar Paulistão IFBB 2012 - 4º lugar Estreantes Paulista IFBB

Redes sociais:

Instagram: @_luizfalcao

STEP BY STEP - Pullover no cabo POR LUIZ FALCÃO

1 - Deitado em um banco reto com a cabeça voltada para o cabo, segure uma barra reta com os punhos flexionados e os cotovelos semi-flexionados. Dê atenção aos cotovelos para que se mantenham apontados para fora, evitando o recrutamento do tríceps.

2 - Puxe a barra em direção ao peito sem que haja movimentos dos punhos e cotovelos, focando a contração na grande dorsal e serrátil anterior. Retornando de forma controlada à posição inicial.

3 - Faça uma pequena pausa sem que haja o relaxamento da musculatura antes de realizar uma nova repetição, afim de estabilizar o movimento e aumentar a tensão muscular.

TREINO MONSTRO

Segunda feira: Quadríceps e Panturrilhas

Leg press 45 - 16, 16, 12, 12 (intercalando 2x parciais, 2x completas)Passada – 4 x 8 (para cada perna)Cadeira extensora - 12, 10, 8, 6 + drop (aumentando a carga, e realizando um drop set no final da última série)Agachamento livre frontal + sissy squat – 4 x 10Flexão plantar unilateral – 3 x 25 (para cada perna, sem intervalo entre as séries)Flexão plantar no Smith – 3 x 10 (realizar 10 repetições, seguidas de 10s de isometria na extensão, + 10s de isometria na contração)

Terça feira: Peitorais e Bíceps

Supino reto vertical articulado - 16, 12, 10, 8 + drop (aumentando a carga,+ drop set no final da última série)Supino inclinado no Smith – 3 x 16 (alternar 5 repetições normais, 3 repetições super slow)Crucifixo inclinado - 15, 12, 10Crossover – 3 x 15Rosca 21 – 4 x 21 Rosca com giro no banco inclinado - 15, 12, 10Scott máquina – 3 x 15 (12 X normais + 3 X super slow)

Quarta-feira: Dorsais e Trapézio

Barra livre - 15, 12, 10 ,8Pulley articulado pegada supinada – 3 x 15Remada triângulo no cabo alto - 15, 12, 10Remada triângulo no cabo baixo - 15, 12, 10Remada livre supinada + pulldown – 3 x 15 Encolhimento no Smith – 3 x 15

Quinta-feira: Isquiotibiais, Panturrilhas e Adutores

Cadeira solear - 20 + drop, 20 + drop, 20 + dropFlexão plantar no leg press – 3 x 30Cadeira flexora – 4 x 16 (contração é realizada com as duas pernas, e a extensão feita de forma unilateral alternando as pernas)Mesa flexora – 4 x 16 (12 normais + 4 parciais)Stiff – 3 x 15 (10 normais + 5 parciais)Cadeira abdutora + cadeira adutora – 3 x 15

Sexta-feira: deltoides e tríceps

Desenvolvimento no Smith - 15, 12, 10, 8 + drop (aumentando a carga + drop na última série)Elevação lateral – 3 x 15 Elevação lateral no cabo – 3 x 12 Crucifixo invertido - 3 x 15 Tríceps press - 15, 12, 10, 8 (aumentando a carga)Tríceps testa – 3 x 15 Tríceps corda – 3 x 15 Paralela - 12, 10, 8

CARDÁPIO FERA

A dieta de Luiz Falcão é composta basicamente por filé de frango, clara de ovo, arroz branco, batata inglesa, patinho, tilápia, castanhas e aveia, dividida em sete refeições diárias, realizadas em um intervalo de três em três horas.

refeição: 140g de patinho moído, 4 claras de ovo, 3 castanhas

refeição: 150g de filé de frango, 200g de batata inglesa (pré-treino)

refeição: 200g de filé de frango, 200g de arroz branco (pós-treino)

refeição: 150g de tilápia, 150g batata inglesa

refeição: 150g de filé de frango, 200g de batata inglesa

refeição: 150g de filé de frango, 150g de batata inglesa

refeição: 4 claras de ovo

Suplementação:

Ao acordar: 1 tablete de multivitamínico e 10g de glutamina

Pré-treino: 10g de BCAA e 15g de creatina

Intra-treino: Isotônico e 10g de BCAA

Pós-treino: 10g de glutamina, 10g de BCAA, 15g de creatina, 1 scoop de whey protein isolada e 30g de aveia

2 horas pós-treino: 1 scoop de whey protein isolada + 30g aveia

4 horas pós-treino: 1 scoop de whey protein isolada + 30g aveia

Antes de dormir: 10g de BCAA

CONSELHO DE BODYBUILDER

“É muito feio ver a pessoa que começa a ganhar títulos empinar o nariz. Acredito que os novos atletas devem se inspirar em quem realmente tem uma história, como é o caso do Fernando Sardinha. Conteúdo a gente encontra na internet, mas nem sempre pode confiar. Penso que se eu conseguir, mesmo que minimamente ajudar alguém, já vai ter valido a pena. Tenham paciência, persistência e consistência”.

Comentários