MODA +

Moda +: TOP: A segurança que toda mulher de peito precisa ter!

Quem pensa que é bobagem usar top para treinar, está enganada. Ele dá a sustentação ideal que os seios precisam ter, para aguentar cada impacto com total segurança

Moda +: TOP: A segurança que toda mulher de peito precisa ter!

Toda a mulher de peito precisa de um top para treinar. Isso é fato. Quem é mulher e mantém uma rotina de atividades físicas com certeza já notou que usar sutiã para treinar definitivamente não é a mesma coisa que usar um top. A lingerie não é capaz de dar a sustentação correta aos seios, durante o exercício. E não tem nada mais horrível que sentir os seios balançando enquanto você faz uma corrida na esteira, por exemplo, não é mesmo?

Para evitar dores e problemas ainda maiores quando se refere às mamas, especialistas sugerem o uso do top, diferente para cada perfil feminino. “Os tops possuem tecidos e design específicos para a prática da atividade física. Eles sustentam as mamas permitindo maior conforto durante cada exercício. Não existe um tipo ideal. Tudo vai depender do tamanho da mama, conforto, sensibilidade ao tecido do top e tipo de treino”, explica o Dr. Ricardo Galotti, Presidente da Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (SPAMDE).

As dicas para a escolha do top ideal são muitas. “Antes de comprar um top esportivo, é recomendável que a mulher experimente e se possível teste o nível de sustentação para sentir se ele é adequado para a prática esportiva desejada. A grande diferença será notada em corridas e exercícios de saltos, por exemplo”, explica Gabriella Pascolato, diretora Santaconstancia Tecelagem.

Em 2013, a empresa, em parceria com a Nova Medicina Diagnóstica e Compasso Instituto Médico, liderada pelo Dr. Felipe Alloza (especialista em Medicina Esportiva), realizou um estudo científico para identificar o impacto da corrida nas mamas femininas e como combater e minimizar esses efeitos em benefício das mulheres. “O iTOP® teste teve a duração de quatro anos de trabalho e até hoje temos esportistas testando o produto,nos sinalizando constantes ajustes”, conta Gabriela.

Nestes anos de pesquisa, os testes revelaram que, embora o aspecto visual dos tops seja importante para as mulheres, é fundamental que o produto seja confortável e acompanhe as dimensões para dar a sustentação correta nos exercícios de alto impacto. Segundo esse estudo, o uso dos tops comuns pode gerar dor miofascial no músculo do trapézio, irritações nos mamilos e regiões próximas, troca de calor, atrito e ardor.

ANOTE AS DICAS!

A Santaconstancia em parceria com Nova Medicina Diagnóstica e Compasso Instituto Médico oferece algumas dicas na hora da escolha do seu amigo do peito:

1) Observe o toque do tecido. Ele deve ser agradável e ter boa respiração em contato direto com a pele sensível dos seios. Evite tecidos grosseiros e pesados, assim como modelos com bojos, que criam obstáculos à transpiração e geram mais calor durante os exercícios;

2) Quanto à modelagem, prefira modelagem nadador ou em “X” e com alças largas, pois dão mais sustentação às mamas, atenuando a dor miofascial após a prática da corrida;

3) Observe se existem etiquetas costuradas, dessa forma evita-se qualquer elemento que possa incomodar pelo atrito durante o exercício;

4) Respeite suas medidas! Cada mulher tem um tamanho de busto, tórax e volume da mama, procure conhecer as suas para encontrar um top adequado ao seu biotipo. O importante é buscar uma tabela de medidas que tenha estas medidas.

 

Comentários