FAÇA DIFERENTE

Faça diferente com Halley Thorpe

O campeão overall Halley Thorpe ensina uma elevação frontal na barra que garante a definição ideal

Existem pessoas que nasceram para brilhar, outras que trazem no nome um motivo a mais para ter sucesso na vida. Essa identidade na certidão de nascimento muitas vezes traça um caminho de glórias para alguém. O atleta desse Faça Diferente tem nome de cometa, aquele famoso que só visita a Terra a cada 75 anos. Apresentamos a vocês: Halley Thorpe.

Com nome raro e marcante, esse pernambucano está trilhando seu caminho no sucesso do fisiculturismo. Mas antes de contar a história desse campeão vale revelar um segredo. Halley não é o nome dele de batismo. O garoto de 22 anos foi registrado com o nome do pai, Valtemir. Halley era o desejo da mãe e por ter tido seu pedido não aceito pelo pai do menino, nunca o chamou pelo nome com o qual foi registrado. Portanto, não a quem conheça Valtemir Thorpe Souza. Ele mesmo soube de seu verdadeiro nome apenas na escola.

“Minha família mesmo sempre me chamou assim”, conta.

Sempre muito interessado em academia e futebol, desde pequenininho, lá estava ele correndo atrás da bola. E esse destino poderia ter sido promissor caso uma lesão não o tivesse tirado de cena. Aos 8 anos, Halley iniciou no mundo do futebol. Tendo como time de coração o Santa Cruz, de Recife, ele já fez testes para seu time, assim como para o grande rival o Sport. Já chegou a jogar pelo Mirassol, aos 14 anos e pouco tempo depois de romper o ligamento do joelho. Sem coragem para fazer uma operação, Halley interrompeu para sempre o seu sonho dentro do esporte.

Nesse fase, decidiu mergulhar de cabeça nos treinos oferecidos dentro da academia, por admirar grandes astros como Arnold Schwarzenegger. “Admirava muito as feras internacionais do fisiculturismo, já que por aqui esse esporte ainda não era tão valorizado. Desde sempre me espelhei neles para ter um físico legal, e comecei cedo com treino focado e alimentação restrita”, conta o atleta.

Halley tem 22 anos, começou a treinar aos 15, mas foi somente dos 20 para os 21 que ele ingressou no universo das competições. Em 2014, 4 meses antes do Campeonato Pernambucano voltado ao fisiculturismo, ele decidiu se preparar para tentar um título. Nessa fase, ele mesmo fez o próprio treino e a própria dieta. “Sempre fui muito curioso e busquei me inspirar no que outros atletas (principalmente no também Men’s Physique Sadik Hadzovic) comiam e treinavam e comecei a copia-los”, conta.

O grande problema foi saber que tanto tempo de preparação não serviria de nada naquele momento, já que o campeonato havia sido cancelado dois dias antes. “Foi um tempo em que me dediquei bastante e conquistei um shape bacana, mesmo com pouco tempo. Fiquei doido da vida de não poder competir, mas nos campeonatos seguintes, já estava com meio caminho andado na preparação”, conta.

Seis meses depois, Halley teve a oportunidade de participar de outro campeonato pernambucano, desta vez contando com a preparação do treinador Célio Ramos. “Quando você é acompanhado por um profissional, nota que tudo é muito diferente. Antes achava que minha alimentação era ideal pra mim, até ser orientado. Com o treino aconteceu a mesma coisa. Se basear no treino dos outros para montar o seu realmente não é a melhor escolha”, diz. Antes Halley investia em muito carboidrato, achando que dessa maneira conquistaria mais massa muscular, até as últimas refeições. Zerar carbo? Nem pensar!

Pelo fato de sempre dar o seu melhor em tudo o que faz, o atleta acredita que poderia estar entre os melhores, mas levar o primeiro lugar foi um prêmio mais do que especial. “Essa foi a motivação necessária para que eu pudesse continuar a me preparar ainda mais para os próximos”, diz.

CUIDADOS DE UM CAMPEÃO

Para ser um Men’s Physique é preciso não só cuidar do shape, mas também da pele, dos cabelos, enfim, do visual. E Halley investe nisso. É afortunado por não ter espinhas, mas não dispensa limpezas de pele rotineiras. Os cabelos também são cuidados com frequência, as unhas idem e a depilação à cera é uma das alternativas para deixar a pele sempre pronta para as competições. “Todo esse preparo vale a pena e garante um resultado positivo em cima do palco”, diz.

O foco no shape começa bem cedinho, antes do sol raiar, por volta das 5h da matina, quando Halley faz um aeróbio em jejum, uma caminhada de 40 minutos, com apenas água e um termogênico, e volta para a casa para fazer a primeira refeição às 6h. Depois se alimenta de novo às 9h, inicia o treino às 11h, faz um aeróbio pós-treino, além de abdominal.

Essa é a rotina é seguida de domingo a domingo, antes das competições.

Por morar em praia, poderia até se exercitar nas areias, mas como perde peso com facilidade, acredita que exercícios na areia seriam de muito esforço. Em off, Halley chega aos 98kg (e 6% de gordura corporal!), mas sempre tenta chegar a 100kg para quando tiver que secar, ter uma sobra. “Ganho e perco massa com muita facilidade”, diz. Se toda essa rotina puxada não bastasse, Halley ainda trabalha em uma loja de suplementos em Recife, terminando seu expediente somente às 22h.

Quando lhe sobra um tempo, faz presença em feiras e expõe os produtos da loja em eventos. “Hoje sou um cara mais comprometido com o esporte, pois tenho que fazer por eles (patrocinadores e incentivadores), o que eles fazem por mim. Me sinto na obrigação de dar o meu melhor sempre. É reconhecimento e gratidão”, conta.

O atleta recebe diariamente mensagens de pessoas que se inspiram nele para ter um corpo definido ou mesmo ingressar no bodybuilding. “Ainda não me sinto preparado para sugerir nada. Só quero mesmo passar a minha experiência às pessoas. Pretendo me formar em Educação Física e daí poder falar com mais propriedade”, diz Halley, que trancou a faculdade após começar a competir.

Uma dica preciosa que ele dá sem problemas é quanto ao lixo. “Tem muita gente que me pergunta se pode partir pro off logo. Se a pessoa não estiver totalmente preparada, não deve pensar nunca em furar a dieta. O foco é importante durante a preparação de um atleta”, explica. O lixo de Halley é o sorvete de massa. Por viver em um lugar quente como Recife, fica até difícil resistir a um gelado! Mas com uma preparação em cima da outra, o sorvete tem ficado mesmo no freezer.

Bem humorado, sempre com sorriso estampado, Halley leva alegria para o treino e para os palcos. O atleta é casado e a esposa também está partindo para esse ramo fitness. “Ela está treinando com mais entusiasmo, vive de dieta e me acompanha nas minhas viagens. Gostamos das mesmas coisas, nos alimentamos também das mesmas coisas e isso dá muito certo. Quem sabe logo ela não entra para competir? Vamos trabalhar nisso”, conta.

No momento a preparação está afiada para o Arnold. “Estou batalhando como se fosse minha última competição. Muita gente tira um dia antes para descansar. Eu não. Vou jogar um aeróbio em jejum bem de manhã e um aeróbio na noite anterior, o famoso carb up, além de outras estratégias”.

FAÇA DIFERENTE COM HALLEY THORPE

Esse exercício diferente é o Elevação Frontal com Barra no Banco Inclinado. Segundo Halley, esse é o exercício mais popular para a parte anterior do ombro e, frequentemente, é feito de forma incorreta. “Eu utilizo um banco inclinado 45º para fazer um movimento mais rigoroso, que force os deltoides a trabalharem sozinhos. Ou seja, sem aquela ajuda que o resto do corpo dá quando fazemos o exercício sentado ou em pé”, diz.

Ele é recomendado para atletas, para maior definição dos músculos e resultados melhores. Todas as repetições são feitas sem impulso e ativam completamente os músculos deltoides frontais.

Ele é um exercício seguro, é importante que seja feito com a ajuda de um profissional para que auxilie com a barra.

Ele pode ser feito uma ou duas vezes na semana de acordo com a necessidade do músculo. Halley orienta que não existe um peso mínimo ou máximo para fazê-lo. “O importante é realizá-lo sempre com a carga suficiente para executar o exercício corretamente. Faço de três a quatro séries de 10 a 12 repetições”, diz.

STEP BY STEP – Elevação Frontal com Barra no Banco Inclinado

1) Ajeite o banco no ângulo de 45º , deite com o peito para baixo e coloque a barra no chão, bem na sua frente. Peça ajuda para um acompanhante ou professor para pegar a barra.2) Segure a barra com a pegada pronada, os braços abertos na direção dos ombros e eleve-a até a altura do ombro.3) É importante não flexionar os braços, mas mantê-los sempre estendidos usando somente o deltoide. Não deixe suas costas arquearem.

PERFIL DO CAMPEÃO

Nome: Halley ThorpeData de nascimento: 31/07/1993Local: Recife-PEAltura: 1,77mBraços: 43cmTórax: 111cmPeso em off-season: 96kgPeso em pré-contest: 83kgPatrocinador: Nutry Easy e BRNFOODS

Principais títulos:

2015 - Overall Jay Cutler Classic Las Vegas 2015 - 2º lugar na Copa RN 2014 - 1º lugar no Campeonato Pernambucano 2014 - 9º lugar no Campeonato Brasileiro

Redes sociais:

Facebook: facebook.com/halleyt1Instagram: @halleythorpeifbb

TREINO DE DOMINGO A DOMINGO

Para se preparar para as competições, Halley Thorpe intensifica um treino puxado de domingo a domingo, com foco nos membros superiores que são os mais focados na categoria Men’s Physique. O aeróbio em jejum é uma das escolhas, principalmente no dia da competição.

A: BÍCEPS, TRÍCEPS, PANTURRILHA E ABDOMINAIS: (Segunda)

Rosca direta polia baixa 04x 10: iso 3”-90º + 10 completas repsRosca alternada sentada com giro halteres 04 x 08 - 10 repsRosca concentrada + rosca direta barra reta 04 x 10 -12 + 10 reps- bi setTríceps testa barra “w” 04 x 10 - 12 repsTríceps inverso unilateral pulley 04 x 10 - 15 repsTríceps pulley “w” + “corda” 04 x 10 + 10 reps- bi setPanturrilha pé máquina + panturrilha leg pressAbdômen na bola 4 x 15 reps04 x 15 + 20 reps: bi set

B-OMBROS/ TRAPÉZIO (terça e sexta)

Desenvolvimento ombros halteres 07 x 10 -15 reps- fst-7*Elevação frontal alternada-peg supinada hts 04 x 10 +10 repsCrucifixo inverso máquina 04 x 10-12 repsElevação frontal barra “w”- pegada pronada 04 x 10 -12 + 10 repsEncolhimento barra frente 04 x 12 - 15 repsElevação lateral pé halteres 07 x 10 -15 reps- fst-7*

C-PEITO E TRÍCEPS (quarta e sábado)

Supino inclinado barra 07 x 10 -15 reps- fst-7*Supino sentado máquina + pull over halteres 04 x 10+10 reps- bi setCross over pol. alta + supino reto halteres 04 x 10 + 15 reps- bi setCrucifixo reto máquina 07 x 10-15 reps-fst-7*Tríceps “corda” 04 x 10 repsTríceps supinado smith 04 x 10 repsTríceps testa barra “w” 04 x -8 -10 reps

D- COSTAS E BÍCEPS (quinta e domingo)

Remada média em pé pol. média (cross) 07 x 10 -15 reps- fst-7*Pull over polia alta + puxada frontal pol. alta 04 x 10 +15 reps- bi setPuxada trás polia alta 04 x 10/10/08/08 reps- ↑Puxada inversa polia alta 04 x 10+10+10 reps- drop setTração barra fixa livre 10x max repsRosca scott barra 07 x 10 -12 reps- fst-7*Rosca romada “corda” polia baixa 04 x 10 reps

CARDÁPIO COMETA

Halley Thorpe faz sete refeições por dia. Sua preparação é acompanhada e assinado pelo coach Célio Ramos.

1- 09 claras + 02 castanhas do Pará + 200ml de chá verde2- 50g de batata doce em pó + 200g de frango + 5g de BCAA3- 150g de arroz integral + 200g de tilápia + 1 cp thermo 4- 100g de arroz branco + 200g de frango + 250ml de chá vermelho5- 100g de batata doce + 150g de patinho6- 200g de patinho salada livre + 250ml de chá verde 7- 250g de atum + salada + 300ml de água+ 5g de glutamina

SUPLEMENTAÇÃO:

5g de BCAA em pó + 1,5 dose h-pump + 40g de batata doce em pó

Intra-treino: 5g de BCAAPós-treino: 1 dose iso protein + 10g de glutamina

CÉLIO RAMOS

“O atleta me procurou para participar do Campeonato Pernambucano que seria em junho de 2014. Tínhamos apenas poucas semanas para nos prepararmos, mas com muita humildade e muita dedicação, Halley se consagrou campeão”, conta o coach. Essa foi a primeira vitória do ‘cometa’, a prova de quê um treino supervisionado por um profissional, realmente faria diferença. “O antes e depois dele é o que impressiona com o passar do tempo”, diz Célio.

 

 

Comentários