NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esportes: Boxe com Robson Conceição

Conheça Robson Conceição, um dos principais nomes do Boxe Brasileiro, nossa promessa no Rio 201

Nutrição e Esportes: Boxe com Robson Conceição Robson Conceição
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

  Dizem que uma infância bem vivida é aquela em que as crianças podem ter a liberdade de brincar na rua. Seja de amarelinha, para pular corda, corrida do saco, jogo de vôlei em uma rede improvisada, enfim, não faltam opções na hora da diversão com os amigos do bairro. Mas em tempos onde ficar dentro de casa é um dos sinônimos mais valiosos de segurança, poder se divertir pelas ruas é privilégio de poucos.

         Robson Donato Conceição, nosso personagem deste Nutrição e Esporte teve a chance de curtir bons momentos de brincadeira com os amigos de sua comunidade. Nascido na cidade de Salvador na Bahia, Robson encontrava fora de casa a diversão da criança/adolescente que ele mais gostava. Porém, foi lá também que ele conheceu uma brincadeira nada divertida: a briga de rua. Ele sempre se envolvia em confusão e adorava quando isso acontecia.

         A fama de brigão fez com ele conhecesse o boxe, um esporte que hoje é a vida dele. Pugilista desde os 13 anos, Robson começou a ser treinado por Lino Brito, ainda na Bahia. “Depois de conhecer o esporte, aprendi que não era brigando nas ruas que eu deveria mostrar a minha força, o meu potencial. Então comecei a competir e nunca mais parei”, conta.

         O profissionalismo no esporte começou a se tornar realidade aos 15 anos, quando Robson iniciou as competições nacionais e dois anos depois, foi convocado para integrar a Seleção Brasileira de Boxe. “Sempre tive o apoio da minha família. Essa é a realização de um sonho de menino”, diz o campeão. E menino foi quando ele recebeu o primeiro título. Aos 14 anos, Robson ganhou uma competição baiana.

         De lá pra cá, não parou em um só título. Dentre os principais, podemos destacar o recente campeonato Sulamericano no Chile, onde foi campeão, a medalha de prata no Campeonato Mundial de Boxe Elite da Associação Internacional de Boxe (AIBA), disputado em Almaty, no Cazaquistão, em 2013 e a medalha de prata nos Jogos Panamericanos de Guadalajara em 2011.  

         Essa prata em 2013 foi o segundo melhor resultado de um brasileiro em Mundiais de Boxe. Ela foi conquistada no dia em que Robson completou 25 anos, vencendo o italiano Domenico Valentino. Mas,  participar do Panamericano em 2011 teve um sabor ainda mais especial para Robson, afinal foi naquele momento que ele tomou uma das atitudes mais acertadas de sua vida. Foi em Guadalajara que o atleta pediu sua esposa em casamento.

         “O pedido aconteceu ao vivo, durante uma entrevista. Eu gostaria de fazer uma declaração de amor a ela, naqueles cinco anos em que já estávamos juntos. Senti que aquele foi o momento certo”. Essa felicidade foi dividida com a vitória sobre o norte-americano Toka Khan-Clar. Hoje Robson está casado com Érika, que também é boxeadora e os dois são pais de uma menina.

         A história de Robson é repleta de emoções dentro do esporte. Uma delas é o momento vivido por ele, na batalha pela conquista de participação nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Para garantir sua vaga, ele e mais alguns atletas brasileiros, estão competindo na liga profissional da Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA Pro Boxing), em um circuito de lutas por 13 cidades da Europa, Oriente Médio e América do Sul.

            O que o motiva dentro deste esporte é ser campeão. “Quero sempre melhorar minha performance e garantir um título mundial e outro olímpico. Estou me esforçando ao máximo para ser destaque para o meu país”, diz. Robson é o principal nome do país para 2016. E vai conseguir chegar lá, pois todos nós já estamos juntos, numa grande torcida!

 

 

O ESPORTE EM MINHA VIDA

         As principais regras que definem o boxe são as de não dar golpes baixos, não baixar a cabeça, não usar protetor bucal vermelho ou cores similares à cor do sangue, calção e blusa das mesmas cores e estar sempre com a barba e o bigode feitos.

         Entre as curiosidades, o ringue é um quadrado que pode medir de 4,90m a 6,10m de cada lado. “Ao contrário do que diz a crença popular, as luvas de boxe foram projetadas para proteger. Elas pesam entre 225 a 280g”, explica Robson Conceição. Segundo ele, apara ser um bom atleta, é preciso ter responsabilidade, dedicação, força de vontade e respeito ao próximo, além de garra e vontade de treinar, dedicação no treino e na hora da luta.

         Com tantas vitórias nestes quase 15 anos como pugilista, Robson afirma ser o respeito, um dos maiores ensinamentos neste tempo de carreira. “O respeito pelas pessoas, dentro e fora do ringue”, afirma. Para se tornar um campeão, o trabalho em relação aos treinos acontece todos os dias, separados por turnos, quando pela manhã o atleta faz a parte física (em torno de uma hora e meia) e à tarde, a parte técnica (em torno de duas horas).

         Sempre às terças, quartas e sábados acontecem os treinos mais intensos da semana. “No período de pré-competição, diminuímos a intensidade e trabalhamos mais velocidade e a parte técnica”, explica. Mas como está sempre em ritmo de competição, Robson segue uma planilha de treinamento.

         A preparação de Robson compreende ainda corrida, para melhora do condicionamento físico e musculação para o trabalho de força e potência, garantindo uma melhor performance dos golpes. “A musculação me ajuda ainda a fortalecer os músculos, para que não tenha preocupação em me lesionar e a ter o diferencial em golpes contundentes”, revela o atleta.

         Os descansos acontecem no sábado à tarde e no domingo, o dia todo. Fã dos boxeadores Floyd Mayweather e Roy Jones Jr, Robson adora cozinhar e curte muito brincar com seus animais de estimação, e atualmente, de cuidar da filha pequena.

         Quanto à alimentação,  Robson precisa estar sempre em dia com o seu cardápio e é acompanhado pela nutricionista da Seleção.

Ele não tem restrições em sua alimentação, mas não deve dispensar nunca o arroz com feijão, além de muita salada e muita fruta. Para encarar a rotina puxada de treinos, também não dispensa a proteína das carnes vermelha e branca.

         Por ter facilidade em manter seu peso, Robson faz uma alimentação pela manhã, uma à tarde e duas à noite. O reforço vem na suplementação preparada por uma equipe técnica, com base em proteínas e carboidratos. A proteína é consumida depois do treino, por volta das 9h, o carboidrato durante o treino e o BCAA antes e depois dos dois treinamentos.

 

Robson Donato Conceição

 

Data de nascimento: 25/10/1988

Local de nascimento: Salvador/Bahia

Modalidade: Boxe

Categoria: Leve

Peso: 60kg

Altura: 1,75m

Equipe: Confederação Brasileira de Boxe

Patrocinadores: Petrobras, Bolsa-Podíum, Bolsa-Atleta,

Marinha do Brasil e Confederação Brasileira de boxe

 

Principais Títulos:

2014 - Campeão Sulamericano, no Chile

2013 - Medalha de prata no Campeonato Mundial de Boxe Elite da Associação Internacional de Boxe (AIBA), no Cazaquistão

2012 - Campeão brasileiro

2011 - Medalha de prata nos Jogos Panamericanos de Guadalajara

2011, 2010, 2009, 2007 e 2005 – Campeão brasileiro

 

Redes Sociais:

Instagram: @robson60

Facebook: www.facebook.com/RobsonConceicaoOficial

Twitter: Robson Donato

 

Força do campeão

         Robson Conceição é o principal nome do boxe brasileiro na atualidade, luta desde a adolescência e como vive sempre em períodos de competição, se esforça bastante para estar sempre preparado. A técnica é conquistada com a prática constante e a preparação física, com dedicação extrema. “É preciso ter foco e muita garra para chegar a um pódium”, conta.

         Durante o período que antecede as competições, a intensidade dos treinos é diminuída e a parte técnica e a velocidade são colocadas como prioridade. Para não errar, Robson treina seguindo uma planilha. Os treinos se dividem em:

 

Parte da manhã:

Treino parte física com musculação e corrida (em torno de uma hora e meia)

 

Parte da tarde:

Treino técnico (em torno de duas horas).

 

Treinos intensos:

Sempre às terças, quartas e sábados.

 

 

 

 

Comentários