SUPLEMENTAÇÃO GOURMET

Suplementação gourmet: Picolé de colágeno

Entre nessa gelada que dá gosto e muita saúde!

Suplementação gourmet: Picolé de colágeno Esse picolé é uma opção refrescante de sobremesa ou lanche
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Essa é uma receita literalmente fresquinha, e por dois motivos: primeiro, é claro, por se tratar de um picolé, depois pela data da criação dessa delícia: janeiro de 2015. Com as temperaturas cada dia mais elevadas, nada melhor do que se deliciar (e claro, se refrescar) com um picolé, não é mesmo?

A dúvida é se a iguaria é calórica ou não. Para não errar, muita gente escolhe as opções com frutas, que muitas vezes, realmente são menos gordurosas, claro que sem leite ou chocolate. Mas o que dizer de um picolé com pasta de amendoim e chocolate? Pronto, a dieta já foi embora! No Gourmet desta edição, você vai ver que pode estar enganado.

A nutricionista clínica e esportiva funcional, Fernanda de Barros Chaves, da empresa Sanavita de Belo Horizonte desenvolveu uma receita que contém colágeno sabor chocolate, além da pasta de amendoim, e não é nada prejudicial ao seu cardápio fitness. Por consumir colágeno hidrolisado diariamente e seguir uma alimentação restrita em alimentos com o perfil pró-inflamatório como os lácteos, o glúten e o açúcar, Fernanda quis levar o colágeno também aos seus pacientes.

Esse picolé é uma opção refrescante de sobremesa ou lanche, podendo ser acompanhado de frutas ou castanhas. “A ideia é satisfazer a vontade por um picolé no verão sem sair da rotina alimentar”, afirma a nutricionista. Segundo a profissional, não existe restrição de consumo, apenas precauções. “Uma ou duas unidades ao dia, dependendo do objetivo específico. Exemplo: A pessoa que quer atingir a necessidade diária recomendada de colágeno hidrolisado através da ingestão dos picolés, deve consumir duas unidades ao dia. Já a pessoa que quer uma sobremesa saudável, mas está em processo de emagrecimento ou manutenção de peso, deve optar por uma unidade ao dia”, especifica Fernanda.

Para as crianças, a dica é que seja adoçado com mel e no máximo uma unidade, devido à quantidade de proteína. Quanto às possibilidades de substituições de ingredientes, a dica de Fernanda está em trocar o adoçante por mel. “Essa troca aumentará a quantidade de carboidratos, e consequentemente as calorias, então pense bem se quer mesmo essa troca. Os leites vegetais (leite de amêndoas e de coco) podem ser substituídos por leite de vaca desnatado se a pessoa que for ingerir não tiver intolerância à lactose e nem a alimentação restrita em lácteos, porém o sabor e textura serão diferentes”, finaliza a nutricionista.

Picolé de pasta de amendoim e colágeno chocolatepor Fernanda de Barros Chaves

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de pasta de amendoim integral sem açúcar100ml de água4 medidores de colágeno sabor chocolate1 colher de cacau em pó12 gotas de sucralose

Modo de Preparo:Bata tudo no processador e coloque pra gelar em forminhas

Rendimento: 2 picolés

Valor Nutricional (por porção)Calorias: 138 KcalCarboidratos: 4,9gProteínas: 15gLipídeos: 8gFibra Alimentar: 5,6g

Características: sem leite e derivados, sem açúcar, rico em proteínas.

 

Comentários