HORTIFRUTI DE A a Z

Hortifruti de A a Z: Ameixa

Esqueça que ela pode ser somente a decoração do manjar da mamãe. Ela pode ser ainda a opção que faltava para sua salada de frutas

Hortifruti de A a Z: Ameixa As ameixas fornecem energia na forma de carboidratos simples
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Dizem que o que é bom merece bis não é mesmo? Então vamos continuar a repetir a letra A e encontrar nesta trilha opções ricas em saúde. A escolhida da vez foi a ameixa, uma frutinha doce e muito saborosa, que para a nossa sorte podemos encontrar o ano inteiro. De coloração preta, a ameixa é um potente antioxidante, pois contém compostos fenólicos e flavonoides, capazes de proteger as células do corpo contra a ação dos radicais livres. Essa fruta possui ainda vitamina C, ajudando o sistema imunológico a aumentar as defesas do corpo e a prevenir doenças, além de facilitar a absorção do ferro no organismo, função essencial para o transporte de oxigênio e para a formação de glóbulos vermelhos no sangue.

A ameixa possui vitamina A (betacaroteno), que exerce ação benéfica para visão, unhas, ossos e ainda ajuda a manter o bronzeado. Ela também possui vitaminas do complexo B, tais como a niacina, a vitamina B6 e o ácido pantatênico. “Essas vitaminas atuam como cofatores e ajudam o corpo a metabolizar os carboidratos, as proteínas e as gorduras. Também evitam problemas de pele e reumatismos, fortalecem os cabelos, evitam a queda dos fios e também são essenciais ao crescimento”, explica a nutricionista Valéria Loeschke.

Segundo a pirâmide alimentar, é recomendável para um adulto saudável o consumo de três a cinco porções de frutas variadas por dia. Sendo que uma ameixa se equivale a uma porção. “A recomendação varia de uma a duas unidades de ameixas por dia, in natura ou secas, para adultos saudáveis. Para as demais idades e condições de saúde a recomendação irá variar de pessoa para pessoa, sendo necessária a orientação de um nutricionista para a prescrição da melhor quantidade a ser consumida”, explica a nutricionista Francine Buzato Lage.

Segundo a profissional apesar de muito saudável, a ameixa não é milagrosa, assim como os demais alimentos, sendo necessária uma alimentação balanceada e saudável com ingestão adequada de água para melhor funcionamento do intestino. “Com a fruta podemos fazer suco ou ainda podemos deixá-la de molho num copo com água à noite, e, no dia seguinte consumir em jejum, mas é importante que se coma a ameixa. Consumi-la pura também oferece ótimos resultados”, sugere Valéria Loeschke.

O alto índice de fibras favorece na diminuição do colesterol ruim (LDL), no emagrecimento e no peristaltismo (trânsito intestinal), sendo assim, um alimento laxativo evitando a constipação intestinal. “As ameixas possuem também fruto-oligossacarídeos (FOS) que funcionam como prebióticos, auxiliando no equilíbrio da microbiota (flora intestinal), na fabricação de vitaminas pelas bactérias intestinais e melhor absorção de nutrientes, auxiliando na saúde e no bem-estar em geral”, explica a nutricionista Francine.

As ameixas fornecem energia na forma de carboidratos simples. Portanto, podem ser consumidas como parte de uma refeição pré-treino. “A ameixa seca contém potássio, que ajuda a equilibrar a pressão arterial, ainda no processo de digestão e facilita a contração muscular, após atividades físicas muito intensas, sua reposição ajuda na recuperação dos músculos, pois é uma fonte de energia muito importante, usada como complemento alimentar de quem tem alto gasto calórico, como esportistas”, afirma a nutricionista Valéria.

“Apesar do alto conteúdo de carboidratos simples, essa fruta não promove um aumento rápido da glicose no sangue no período pós-prandial (após a ingestão). Isso ocorre devido ao teor elevado de fibras, frutose e sorbitol. Dessa forma, podem ser consumidas por diabéticos, no contexto de um plano alimentar saudável. Nesse sentido, alguns estudos mostraram melhora da resistência à insulina e redução da glicose sanguínea associada ao consumo de ameixas”, explica a nutróloga Raquel Coelho. UM MIX DE BENEFÍCIOS!

• Frescas e suculentas, as ameixas não possuem gorduras saturadas e são ricas em diversos compostos benéficos, tais como vitaminas e minerais.• São ricas em antioxidantes; ajudando no combate aos radicais livres e proteção dos neurônios. • Seu conteúdo de vitamina A ajuda a melhorar a saúde da visão. ½ xícara de ameixas secas fornecem 27% da necessidade diária de vitamina A. • Compostos presentes nessa fruta, como as fibras, sorbitol e isatina são conhecidos por sua ação de regularizar e promover a saúde do trato gastrointestinal, sendo utilizados no tratamento da constipação intestinal.

SMOOTHIE DE AMEIXA

Essa receitinha é indicada para adultos que possuem constipação intestinal. É uma opção saudável para o café da manhã ou lanche da tarde. Não devendo ser utilizada para substituir o almoço e jantar, pois não possui nutrientes para suprir as necessidades de grandes refeições. “Para melhor saúde do intestino e do organismo em geral é importante manter uma alimentação saudável e adequada ao longo do dia e consumir água. Caso a constipação permaneça procure um médico para orientação”, orienta a nutricionista, Francine Buzzato Lage.

Ingredientes:

1 banana nanica congelada2 ameixas pretas secas½ pote de iogurte natural desnatado1 colher (sopa) rasa de aveia em flocos5 cubos de gelo

Modo de preparo:

Descasque a banana nanica, coloque em um saco plástico limpo próprio para alimentos e congele por no mínimo 6 horas. Coloque a banana congelada em um liquidificador e adicione o iogurte natural desnatado, as ameixas pretas secas, a aveia em flocos e os cubos de gelo. Bata até ficar homogêneo, não coe.

Valor nutricional Valor energético: 322 kcalCarboidratos: 70,6gProteínas: 6,9gGorduras totais: 1,3gVitamina C: 3,8mgCálcio: 138,6mgFerro: 2,8mgSódio: 40mgFibras totais: 8,3g

 

Comentários