HORTIFRUTI DE A a Z

Hortifruti de A a Z: Amora

Ela é boa como fruta, como chá e como farinha. Uma boa pedida para experimentar e nunca mais parar de apreciar!

Hortifruti de A a Z: Amora A amora é vendida em supermercados e hortifrutis
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Quando você pensa em amora, logo imagina aquela árvore carregada dessa fruta que é uma delícia. Nos grandes centros e na atualidade, é quase impossível imaginar que um pé de amora ainda sobreviva, mas em pracinhas de bairros mais distantes ou mesmo em chácaras e sítios, lá ela pode ser encontrada. Geralmente a fruta está pronta para ser colhida entre os meses de setembro e novembro, podendo variar de região para região.

Caso você não tenha o privilégio de pegá-la no pé, não se preocupe, pois a amora é vendida em supermercados e hortifrutis. Doce e muito saborosa, a amora é uma boa pedida para quem gosta de geleia, caldas, polpa para sorvetes, sucos e licores.

“A amora é rica em fibras solúveis, o que melhora o trânsito intestinal e o aumento da saciedade. Essa fruta possui ação antioxidante, principalmente a antocianina (que dá a ela a coloração roxa escura), que tem a função de prevenir o envelhecimento celular, combatendo os radicais livres. Ela ainda contem vitaminas C, K, sais minerais, ferro, cálcio, zinco, selênio e potássio”, explica o nutrólogo Roberto Navarro.

Com tantas propriedades nutricionais, a amora está liberada, certo? “A amora assim como todas as frutas devem ser introduzidas na alimentação desde a infância (período de introdução alimentar). Ela pode ser consumida por todas as pessoas dentro de uma dieta saudável que inclua frutas, legumes, verduras e quantidades adequadas de carboidratos, proteínas e gorduras. Mas cuidado com o consumo excessivo, pois pode provocar diarreia”, explica a nutricionista funcional, Pâmela Miguel.

AMORA E SUAS DERIVAÇÕES 

Os profissionais da área da saúde não restringiram seus benefícios apenas ao seu consumo in natura. Hoje no mercado duas derivações da amora são facilmente encontradas: a farinha e o chá.

“O chá é feito a partir da amora, onde existe grande concentração de vitaminas e minerais. A folha também possui uma grande concentração de substâncias antioxidantes, capazes de auxiliar no combate dos radicais livres (substâncias que danificam as células), prevenindo assim o envelhecimento precoce e diversas doenças”, explica Pâmela Miguel.

Segundo a nutricionista, mais estudos ainda precisam ser realizados para comprovar a eficácia desse chá, porém ele é muito utilizado para controlar sintomas da menopausa e TPM. “Ele é importante para a saúde óssea devido à presença de potássio, magnésio e cálcio nas folhas, esses minerais são importantes para o metabolismo correto do cálcio e sua fixação no osso”, afirma a profissional.

Já a farinha de amora é queridinha para quem busca emagrecer com saúde, devido seu alto teor de fibras, em especial a pectina (fibra solúvel), que auxilia a prolongar a sensação de saciedade, melhora o funcionamento do intestino e reduz a absorção de açúcar e gordura. A capacidade da farinha de reduzir o nível de açúcar (glicose) no sangue reduz o risco de acúmulo de gordura pelo organismo.

“A pectina absorve a água e forma um gel no estômago, preenchendo o espaço e retardando a velocidade da passagem do alimento para o intestino, promovendo uma maior sensação de saciedade, controlando a ingestão calórica e auxiliando no processo de emagrecimento”, explica Pâmela.

Segundo Roberto Navarro, é importante saber utilizar a farinha de amora em receitas menos calóricas. “A farinha pode ser usada em massas, como pães, bolos, sobremesas ou ingeridas com iogurte natural, sempre em receitas mais leves. Não adianta, por exemplo, colocar a farinha em um bolo que leva bastante açúcar e chocolate”, finaliza.

AMORA, EU QUERO AGORA!

Bolinho de Amora by Malu Lobo

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo integral ou mix de farinha sem glúten2 colheres (sopa) de farinha de amora2 claras batidas1 colher (sopa) de fermento em pó1 pote de iogurte natural desnatado ou cottage sem lactose1/ 2 xícara de leite desnatado ou versão vegetal1/2 xícara de adoçante forno e fogão sucralose ou açúcar mascavo1 xícara de amoras frescas ou congeladas1 colher (sobremesa) óleo de coco

Modo de preparo: Pré aqueça o forno em 180º. Em uma travessa, coloque a farinha de trigo integral, a farinha de amora, o fermento e o adoçante e misture. Bata as claras em neve em picos firmes e reserve. Misture o iogurte, o leite e o óleo de coco com as farinhas, bem devagar, mas misturando bem, incorporando as claras em neve. Por fim, misture as amoras (se usar as congeladas não as descongele). Unte as forminhas de cupcake com óleo de coco e divida a massa entre elas. Coloque em uma assadeira e coloque água até cobrir a metade das forminhas, como banho-maria. Leve ao forno entre 20 e 25 minutos ou até o palito sair seco.

Rendimento: 12 bolinhos Calorias: 81cal por porção

Panqueca integral com farinha de amora by Pâmela Miguel

Ingredientes:

1 clara 1 colher (sobremesa) de aveia em flocos?1 colher (sobremesa) farinha de amora½ banana amassada1 colher (sopa) de amoras frescas?1 colher (chá) de óleo de coco?Canela a gosto

Modo de preparo: Bata à clara, a aveia e a farinha de amora no processador. Em um recipiente acrescente a banana amassada, as amoras e a canela e misture bem. Coloque a massa na frigideira com um fio de óleo de coco pra não grudar. A massa doura rápido, quando desgrudar vire o lado. Não é necessário colocar açúcar na massa. Acrescente um fio de mel sobre a panqueca ainda quente ou passe geleia sem adição de açúcar.

TABELAS NUTRICIONAIS

By Pâmela Miguel

AmoraComponentes Quantidades por 100g de amoraEnergia 61calCarboidrato 12,6gProteínas 1,20gGorduras 0,6g Retinol (Vitamina A) 10mcgVitamina C 18mgCálcio 36mgFósforo 48mgFerro 1,57mg

Farinha de Amora

*Porção de 10g (1 colher de sopa) / Quantidade por porção - %VD*

Valor Calórico: 32Kcal / 3%Carboidratos: 6,7g / 4%Proteínas: 0,5g / 0%Gorduras Totais: 0g Gorduras Saturadas: 0gGorduras Trans: 0g Colesterol: 0mgFibra Alimentar: 1,3g / 5%

FONTES CONSULTADAS:

Malu Lobo: Culinarista funcional do site Nutra Saúde.Pâmela Miguel: Nutricionista funcional.Roberto Navarro: Nutrólogo, especialista em Nutrologia e Membro da Associação Brasileira de Nutrologia.Vitor Borges: Nutricionista esportivo.

Comentários