PALAVRA DO ESPECIALISTA

Palavra do Especialista: Ginástica facial, um caminho para a pele jovem

Equacionar a prática de exercícios de forma integral e dar especial atenção às respostas do corpo faz parte da chave do sucesso da vida saudável, expressos por uma pele jovem e bonita

Palavra do Especialista: Ginástica facial, um caminho para a pele jovem A expressão facial depende da ação integrada de 23 músculos, cuja função é determinar os diferentes movimentos que compõem as nuances da mímica facial
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO - ANO 08 - Nº34

Segundo os anatomistas, temos 639 músculos no nosso corpo e estes necessitam de constante suprimento energético ajustando o suprimento com a demanda, para manter sua funcionalidade. Esta demanda está relacionada com a atividade contrátil, quer seja gerada pela movimentação espontânea através das atividades diárias ou frente a exercícios físicos. Neste aspecto, é importante ressaltar que caso haja inatividade ou desuso, desencadeia-se um processo de perda de massa e/ou flacidez denominado hipotonia muscular.

Esta hipotonia muscular pode decorrer de uma repentina perda de peso, hábitos de vida sedentária, inatividade física ou envelhecimento. No que se refere ao aspecto fisiológico do envelhecimento, a perda de massa muscular ocorre de forma contínua e progressiva, em menor escala nas pessoas que mantém uma atividade física constante, como na prática de um esporte ou até frente a atividades recreativas que necessitam de uma constante movimentação. Em termos gerais, a hipotonia muscular resulta da redução da síntese de proteínas e da perda da elasticidade das fibras.

A expressão facial depende da ação integrada de 23 músculos, cuja função é determinar os diferentes movimentos que compõem as nuances da mímica facial e representa alegria, tristeza, felicidade, dentre outras manifestações. Quando a mídia fala em exercitar o músculo esquelético, grande parte da população pensa nas diferentes opções de atividade física desenvolvida nas academias e representada pelos treinamentos aeróbios, séries anaeróbias, treinamento funcional, prescrições e indicações especializadas para cada um dos biotipos.

A título de informação, a classificação dos biotipos se refere às características geneticamente herdadas por cada um de nós, ou seja, o ectomorfo, mesomorfo e o endomorfo. 

EXERCITE A FACE 

Não só os músculos torácicos, abdominais ou dos membros precisam de exercícios para tonificá-los, merecendo destaque os músculos da face, do pescoço e do colo que necessitam de atividade para continuar com aspecto firme e jovem, mesmo sob ação dos anos. Desta forma, é importante dedicar tempo para a ginástica facial, mesmo que sejam 20 minutos ao dia, a qual permitirá que os contornos do rosto fiquem mais definidos e harmônicos e a pele mais bonita.

Incontestavelmente, com o passar dos anos, a face vai se transformando, seja devido ao processo de envelhecimento que promove modificações nas camadas da pele ou pela ação da gravidade, fatos associados que propiciam a flacidez da pele, rugas e marcas de expressão. Ao analisarmos especificamente o rosto, podemos perceber que não é simétrico, ou melhor, apresenta uma sutil assimetria que com o avanço da idade, vai se acentuando acompanhando o processo de flacidez.

Dentre vários fatores que afetam diretamente a pele e são classificados como envelhecedores, destacam-se o sol, o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, a má qualidade de vida e a má alimentação, ou ainda, os movimentos de estresse principalmente àqueles que demonstram a emoção que tem por trás dele ou atos como franzir a testa.

No que se refere aos ajustes do organismo, é importante ressaltar que pessoas que estão perdendo peso também necessitam de ginástica facial, uma vez que, a perda de massa magra nessa região deixa a área perceptível e os exercícios deixarão o conjunto mais harmônico e equilibrado.

Os benefícios propiciados pela tonificação com os exercícios aplicados na face são bastante expressivos, havendo um maior fluxo de sangue e maior suprimento de oxigênio para as fibras musculares, favorecendo maior eficiência na eliminação de toxinas, induzindo um suave aumento na massa muscular e condições que podem suavizar as marcas de expressão.

Além disto, a ginástica facial fortalece a musculatura do rosto responsável pela mímica e mastigação, relaxa a face, tira a tensão e fortalece a musculatura atuando também enquanto estímulo para aumento na produção de colágeno. ESPELHO, ESPELHO MEU!

Vamos explicar como executar alguns exercícios, mas não se esqueça de realizá-los em frente ao espelho, assim tem-se maior controle e acompanhamento dos movimentos, mas veja bem, não é uma massagem e sim movimentos que promovem modificação na expressão. Divida a execução dos exercícios em áreas como testa e couro cabeludo, pálpebras e globo ocular, nariz e maçãs do rosto, boca e bochechas, queixo e linha da mandíbula, debaixo do queixo e pescoço, ombros. Aplique um bom creme hidratante e lembre-se que os músculos contraem, mas a pele se movimenta também. Faça os exercícios lentamente.

I – Contorno de olhos Exercitar esta região é fundamental para combater a flacidez nas pálpebras e contribuir para que a pele se mantenha mais lisa. Faça movimentos circulares em forma de óculos em volta dos olhos, use seus dedos indicadores, polegares e aperte a pele da região de cima para baixo. Você deve piscar enquanto mantém a tensão, deve sentir a pressão dos dedos que dificultam o movimento da pálpebra.

Você pode colocar os dedos indicadores sobre cada uma das sobrancelhas e fazer pressão de cima para baixo. Enquanto exercita esta pressão, tente levantar as sobrancelhas.

Repita o movimento para ajudar a tonificar os músculos na volta do olho e a combater a flacidez das pálpebras superiores.

Posicione os dedos indicador e médio entre as sobrancelhas, fazendo uma pressão suave. Tracione as sobrancelhas para baixo, franzindo a testa, forçando uma a se encontrar com a outra e lentamente erga as sobrancelhas o máximo que puder, e abra bem os olhos, arregalando-os. Volte à posição normal.

II – Elevação das maçãs do rosto

Posicione o dedo indicador abaixo do canto externo do olho direito, busque erguer as sobrancelhas e abra bem os olhos. Sorria usando apenas o lado direito da face, direcionando o canto direito da boca para cima, enquanto lentamente traciona a pálpebra inferior para fechar o olho direito e lentamente retorne à posição normal. Retire o dedo e repita todos os movimentos acima com o lado esquerdo.

III – Pálpebras caídas

Abra a boca, eleve as sobrancelhas e feche os olhos. Enquanto isso, alongue as pálpebras ao máximo, gerando a sensação de que aumentou a distância entre os cílios e as sobrancelhas. Mantenha o alongamento por poucos segundos. Solte a pressão das pálpebras e relaxe os cílios, retorne as sobrancelhas à posição normal.

IV – Redução da condição de queixo duplo

Posicione a mão fechada abaixo do queixo. Mantenha os lábios fechados e vagarosamente separe os dentes superiores dos inferiores. Vagarosamente retorne os dentes à posição normal.

V – Diminuição de vincos nos cantos da boca

Posicione os dedos indicadores nos cantos da boca. Mantenha os dentes juntos (ocluídos) durante todo o exercício. Lentamente movimente os cantos da boca em direção às orelhas, simulando um sorriso sem mostrar o dente. Faça o esforço para que os cantos da boca fiquem entreabertos levemente. Mantendo os dentes articulados, tracione lentamente os cantos da boca fazendo uma exagerada expressão apenas os cantos da boca, mantendo o centro dos lábios o mais relaxado possível.

VI – Suavização da pele do pescoço

Posicione a mão sobre a pele do pescoço produzindo uma suave pressão. Faça uma exagerada posição imprimindo os lábios para frente, forçando os cantos e relaxando o centro da boca. Continue forçando o alongando, até sentir uma sensação de formigamento (parestesia). Relaxe levemente os lábios, sorria mantendo os lábios juntos e tracione os cantos da boca para baixo.

VII – Flacidez da testa Posicione os dedos sobre as sobrancelhas e mova-as de cima para baixo. Alterne os exercícios ao colocar todos os dedos sobre a testa e promover pressão de cima para baixo mantendo a tensão durante uns segundos. Esta prática promoverá que os músculos ficam tensos da testa e das pálpebras.

Por fim, caso haja o hábito de dormir de bruços com o rosto de lado, roer unhas, morder o lábio inferior, apoiar a cabeça nos braços e mastigar apenas de um lado podem causar linhas de expressão no rosto, uma vez que o hábito provoca tensão excessiva da musculatura ao redor da boca e das bochechas.

A ginástica facial é uma alternativa viável nos tratamentos para minimizar a flacidez bem como as rugas e marcas de expressão causadas pelo tempo e pelos movimentos involuntários. Quanto mais cedo começar a ginástica, mais preventivo será o resultado.

Prof. Dr. Carlos Alberto Silva

Especialista

Doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Metodista de Piracicaba.

Comentários