VITAMINAS E MINERAIS DE A a Z

Vitaminas de A a Z: Vitamina P

Os bioflavonoides são os protagonistas da vez. Facilmente encontrados nos alimentos e recomendados em forma de suplemento alimentar apresentamos a citrina, a hesperidina e a rutina, o trio responsável pela força e ação da vitamina P.

Vitaminas de A a Z: Vitamina P Os bioflavonoides não são produzidos pelo próprio corpo, motivo pelo qual podem ser encontrados em remédios fitoterápicos e suplementos alimentares.
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Chegou a hora de falar sobre a letra mais poderosa do abecedário: a letra P. Ela sozinha é responsável por um grupo de peso quando o assunto é proteção da saúde através da ação antiinflamatória, antialérgica, antiviral, entre outras ações em uma lista extensa de propriedades para manter o corpo em dia. Os bioflavonoides são os protagonistas desta história. São capazes de proteger o organismo contra a ação dos agentes oxidantes, desempenhando diversos efeitos terapêuticos que resultam na diminuição de doenças relacionadas com o estresse oxidativo, como os males de Alzheimer e Parkinson. Os bioflavonoides, também conhecidos como vitamina P, possuem uma vasta variedade na natureza, divididos em vários subgrupos de flavonas, flavonoides, flavononas, isoflavonas, etc. “Dentre a variedade de bioflavonoides existentes na natureza, destacam-se, devido à sua atividade biológica: rutina, hesperidina, citrina, quercetina, catequina, antocianina, esculina, citrina, naranjina e limoneno”, afirma a nutricionista e consultora em alimentação e nutrição, Maria Clara Cunha. O destaque da seção fica a cargo do trio citrina, hesperidina e rutina. Essa três substâncias conferem principalmente as cores amarela e laranja aos alimentos. “Todas são consideradas bioflavonoides antioxidantes, são as substâncias mais ativas biologicamente no organismo. As três são de fundamental importância para o bom funcionamento do corpo, devendo ser consumidas regularmente na alimentação”, explica Maria Clara. Nos últimos anos, um aumento no consumo de frutos e vegetais tem sido sugerido devido aos efeitos benéficos do fitoquímico antioxidante na saúde humana. Vários fitoquímicos como os flavonoides possuem atividade antioxidante e protegem as células contra os danos da oxidação causados pelos radicais livres. “A eliminação de radicais livres não é favorecida sob condições fisiológicas normais, devido às suas baixas concentrações. Assim, a principal defesa contra estas espécies e, portanto, para a interrupção da cadeia de reações radicais, depende da ação de substâncias conhecidas como antioxidantes. Estes compostos atuam através da redução de radicais livres e espécies reativas, evitando assim danos e deterioração oxidativa das estruturas celulares”, explica a química, bioquímica e pesquisadora da Unesp/Botucatu, Giuseppina Pace Pereira Lima. Esses antioxidantes podem ser obtidos facilmente em forma de alimentação e ainda em suplementos alimentares.

O TRIO CAMPEÃO

Rutina: ajuda o corpo a utilizar a vitamina C e a produzir colágeno. É encontrada no chá preto, no farelo de trigo, maçã e citrinos e em forma de suplemento alimentar. Pode ser utilizada no tratamento de hemorroidas, hipertensão, arteriosclerose e colesterol alto.

Hesperidina: é responsável em melhorar a saúde das células presentes nos vasos sanguíneos, evitando obstruções arteriais, ataques cardíacos e infartos. A hesperidina está presente na laranja, no vinho, na uva, no chá verde e no chocolate meio amargo.

Citrina: Fortalece os capilares e regula a permeabilidade, atuando no combate ao câncer e doenças cardíacas. É encontrado na parte branca que fica abaixo da casca das frutas cítricas.

SEM FAZER CARETA

Se a vida lhe der um limão, faça uma limonada e sirva para toda a família, afinal essa fruta é riquíssima em nutrientes. Esse ditado popular combina perfeitamente na obtenção da vitamina P. “O fato é que apesar de ser algo inerente às frutas cítricas, quando nos deparamos com o limão tudo é muito mais intenso. Por exemplo, a pectina do limão não se compara a dos demais cítricos: ela é especial, mais fácil de ser usada pelo metabolismo humano. O mesmo acontece com a citrina e a vitamina C contida nas cascas dos limões, principalmente dos tipos tahiti e cravo. Agora, é no teor de ácido cítrico que o limão se torna um alimento muito especial para a saúde humana”, explica a química Conceição Trucom. Investir em uma fonte de citrina tão poderosa quanto o limão é uma escolha pra lá de acertada. “Enquanto o suco fresco de laranjas e tangerinas não ultrapassa 1% de ácido cítrico, nos limões a média varia de 5 a 7%. E isso é determinante para suas propriedades: alcalinizantes, mineralizantes e bactericida”, conta Conceição que orienta: “a melhor forma de consumir o limão é via sucos verdes, limonadas de frutas, na higienização dos alimentos e no tempero de todos os pratos salgados ou doces: ele irá conferir a exuberância dos sabores naturais de cada ingrediente, além de facilitar a assimilação dos minerais daquela receita. O melhor limão, independente da sua variedade, é o que está na safra, mais barato e suculento”. O recado foi dado. Passe na feira mais próxima de sua casa e invista no limão! Dicas de preparos saudáveis e deliciosos com o uso do limão podem ser conferidos no box Limão Campeão.

INVISTA NA LETRA P

Os bioflavonoides não são produzidos pelo próprio corpo, motivo pelo qual podem ser encontrados em remédios fitoterápicos e suplementos alimentares. Conceição Trucom, química pela UFRJ e autora do livro “O Poder do Limão” lista os principais benefícios da vitamina P:

- Evita que a vitamina C seja destruída pela oxidação, potencializando sua eficácia;

- Trabalha em conjunto com a vitamina C fortalecendo os tecidos (membranas e paredes) capilares e conjuntivos, prevenindo assim a sua fragilidade;

- Ajuda no tratamento de edema nos tecidos como manchas roxas e equimoses;

- Ajuda na manutenção das artérias, ativando a circulação sanguínea e equilibrando as taxas ideais de colesterol;

- Aumenta a resistência contra infecções e viroses e,

- Contribui para um rápido alívio da gripe e resfriados.

LIMÃO CAMPEÃO

Os benefícios do limão podem ser obtidos das mais diferentes maneiras. Em sucos, sua ação pode se tornar ainda mais eficaz. Anote as dicas da nutricionista Mariana Ferri D’ Ávila, associada ao Instituto de Medicina Funcional (IFM) dos Estados Unidos, e saiba aproveitar da melhor maneira essa fruta campeã:

*Suco desintoxicante, contra ansiedade, ativa a memória e melhora o sono:

Bater o suco fresco de 2 limões com 5 folhas de alface (qualquer tipo) e suco de 1 laranja (qualquer uma).

*Suco para prevenção do envelhecimento precoce e que favorece o intestino:

Bater o suco fresco de 2 limões com 1 maçã fuji inteira e 1 colher de semente de linhaça triturada.

*Suco para melhorar a digestão e ajudar a emagrecer:

Bater o suco fresco de 2 limões com 2 fatias grossas de abacaxi e 1 folha de couve crua.

*Suco para ativar o sistema imunológico:

Bater o suco fresco de 1 limão com casca, 1 colher (chá) de gengibre ralado, 3 acerolas e 1 laranja lima.

*Suco para acelerar o metabolismo:

Bater o suco fresco de 1 limão com 1 colher (chá) de canela em pó e ½ colher (sopa) de mel.

MANDE A CASCA PRA DENTRO

As principais fontes desta vitamina P são encontradas na casca, na pele branca (entrecasca) e na película que envolve os gomos das frutas cítricas, como o limão, a laranja, a tangerina e o grapefruit. A química, bioquímica e pesquisadora da Unesp/Botucatu, Giuseppina Pace Pereira Lima, junto da aluna do curso de nutrição da Unesp, Mariana Gonçalves Lozano sugerem receitas nutritivas e saborosas com o uso da casca. Agora é só anotar!

Bolo com cascas de frutas 3 ovos Cascas de frutas picadas (goiaba, pêra, manga e mamão)

2 xícaras de açúcar ou açúcar mascavo ou 1 colher (sopa) de adoçante dietético

2 xícaras de farinha de trigo (pode incluir parte de farinha de quinoa ou usar 2 xícaras de farinha de trigo integral)

2 xícaras de leite

1 colher de aveia (farinha ou farelo)

1 colher ½ de margarina Fermento

Modo de fazer:

Lavar as cascas das frutas e cozinhar por cerca de 3 minutos em pouca água. Usar panela tampada. Bater as claras em neve e separar. Bater as gemas com a manteiga e açúcar/adoçante. Acrescentar o leite e o trigo. Desligar a batedeira de acrescentar as cascas picadinhas e previamente cozidas . Mexer bem. Acrescentar as claras em neve e o fermento. Homogeneizar com cuidado. Usar uma forma untada e assar em forno pré-aquecido.

Geleia de casca de fruta light:

Casca de 4 mangas

2 xícaras de adoçante culinário

2 xícaras de água

Modo de preparo:

Em uma panela, adicione as cascas picadas com a água e adoçante. Cozinhe até o ponto de geleia. Armazene em recipiente fechado, na geladeira.

Doce de banana light:

1 dúzia de bananas picadas com casca

3 xícaras de água

3 xícaras de adoçante culinário

Modo de preparo:

Em uma panela, adicione as bananas com a água e o adoçante. Cozinhe em fogo baixo até que o doce desgrude do fundo da panela. Armazene em recipiente fechado, na geladeira.

Panqueca de talo de brócolis light

1 xícara de talos de brócolis

1 xícara de leite desnatado

3/4 de xícara de farinha de trigo

2 ovos

1 colher de sopa de margarina light

Sal a gosto

Modo de preparo fazer:

Bata os talos com o leite no liquidificador e peneire. Junte os outros ingredientes e bata novamente. Em frigideira antiaderente, faça as panquecas e recheie como preferir.

Comentários